terça-feira, 10 de dezembro de 2013

5.0 BACHARELADO (10/12/2013)

Analise as ementas das disciplinas de epsitemologias apresentadas pela professora Larissa, identificando semelhanças e diferenças.
Postar até dia 11 de fevereiro

28 comentários:

  1. Hortencia Guedes Barbosa (11312070)
    Verifica-se através da observação das ementas da amostragem da professora Larissa Lara, docente da Universidade Estadual de Maringá, que a estruturação das ementas das disciplinas que se propõe a tratar aspectos epistemológicos relacionados à Educação Física/Ciências do Movimento, está intrinsecamente ligada às tendências regionais, grupais, locais. As especificidades e blocagem das disciplinas transcorrem dentro do viés específico que cada Programa de Pós-Graduação traz como proposta.
    Há uma tendência majoritária de disponibilização da disciplina de forma obrigatória (apenas um Programa a colocou como optativa); sua oferta aparece tanto nos cursos de Mestrado quanto de Doutorado, diversificando-se enquanto simultânea em ambos ou particular de um ou outro- a depender do Programa; além disso, a disciplina apareceu também associada aos aspectos metodológicos do ensino e à Filosofia, oferecendo uma perspectiva diferenciada além da proposta de estudo dos pressupostos na produção de conhecimento em Educação Física/Ciências do Movimento, paradigmas epistemológicos, entre outras temáticas relacionadas ao campo da episteme. A contextualização sociocultural, de crise, de verificação do movimento humano enquanto fenômeno biológico e cognitivo também aparece como elementos da ementa de determinados Programas.

    ResponderExcluir
  2. As ementas apresentam regionalizações e características diversificadas em relação ao que se propõem cada programa de pós-graduação. Elas apresentam em alguns casos uma abordagem mais ampla e complexa e em outros casos sendo bastante especifica. É valido ainda salientar, que cada programa apresenta caracteres que demonstram o perfil da unidade de ensino e sob quais aspectos a epistemologia é abordada, apresentando-se em alguns casos com abordagens socais e filosóficas, já em outros casos voltados a motricidade humana e suas referencias biológicas ou fisiológicas. O ponto em comum é a presença do ensino e estudo da epistemologia nas pós-graduações das mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do país, demonstrando quase a essencialidade do estudo do conhecimento, tendo em vista que, aproximadamente em sua totalidade, esta disciplina possui caráter obrigatório na malha curricular dos cursos.

    ResponderExcluir
  3. Analisando as ementas da proposta pela professora Larissa Lara, vemos que ela propõe-se a apresentar regionalização e certa diversificação em relação ao programa de pós-graduação, trazendo a baila uma estruturação dos aspectos epistemológicos ligados com a Educação Física. Ela desenvolve em alguns casos uma abordagem mais ampla e em outros uma abordagem especifica. O ponto em comum é a presença do ensino e estudo da epistemologia nas pós-graduações das mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do país.

    Thiago de Freitas Carneiro. Mat. 11312754

    ResponderExcluir
  4. Obervando as ementas da professora Larissa Lara, percebemos que existe uma determinada regionalização dos programas de pós-graduação, adaptando-os as caracteristicas regionais, e também uma diversificação do mesmo pois propõe-se tratar de aspectos epistemológicos que estão ligados à Educação Física e as Ciências do Movimento, estando isto diretamente ligada às características e tendências locais de certa região, levando me consideração as idéias diversificadas das propostas de cada programa.
    O que se percebe é que na maioria dos casos a disciplina é obrigatória e em uma exclusiva excessão é optativa, a disciplina se associa a aspectos metodológicos diferentes mas dentro do seu "contexto"
    digamos assim, como a filosofia, o que agrega na perspectiva da produção de novos conhecimentos na Educação Física e de outros campos temáticos relacionados a mesma.
    o Contexto social e cultural também é levado em consideraçãoe a discução do movimento humano enquanto fenômeno de caráter cognitivo ou biológico também aparece em alguns dos programas.

    Sávio Artur Oliveira dos Santos - 11312757

    ResponderExcluir
  5. São ementas que variam por instituições, porém dá pra perceber que na maioria há uma ligação entre o conhecimento em si, a ciência do movimento humano, que seria no caso teorias ligadas a esses movimentos. Apenas uma instituição trata a disciplina como optativa, o que mostra a necessidade e como é generalizado os estudos epistemológicos, sendo usada tanto no mestrado, quanto no doutorado. É notório também a variação entre como é tratado de uma região para outra a epistemologia, já que em algumas Universidades ela é tratada de forma mais detalhada, o que deixa a própria ementa mais desenvolvida, e por outro lado ementas mais simples, não que a disciplina naquele local seja mais simples, mas através do que é lido fica a impressão da disciplina ser menos detalhada, mais objetiva.

    Antônio José Da Silva Neto - 11312768

    ResponderExcluir
  6. As ementas evidênciam certa regionalização nos programas de pós graduação, e que esses programas se adaptam a essas caracteristicas locais, porém os conhecimentos da disciplina estão sempre ligados, sendo os estudos epistemológicos, utilizados de forma geral, percebemos também na maioria dos casos a obrigatoriedade da disciplina o que mostra sua necessidade pois agrega na produção de conhecimento e nas resolução das discussões de questões complexas, como o contexto sociocultural e a discussão do caráter cognitivo ou biológico do movimento humano por exemplo. Percebe-se também a variação, inclusive influenciada pelas localidades, na questão da percepção de um estudo mais detalhado , para um estudo mais simples e direto.

    Erick Rayan Silva Buriti - 10922359

    ResponderExcluir
  7. Kênia Cabral 113127596 de fevereiro de 2014 às 10:52

    Observando as ementas apresentadas pela Professora Larissa Lara, apresentam características diversificadas em relação a cada programa de pós-graduação. Em alguns casos ela aborda uma forma mais ampla e complexa e em outros é mais específica.Verificamos ainda, que em cada programa existem caracteres que mostram o perfil da unidade de ensino e os aspectos epistemologicos abordados, demonstra em alguns momentos abordagens socais e filosóficas, já em outros apresenta casos voltados a motricidade humana e suas referencias biológicas ou fisiológicas. A semelhança entre eles é o ensino e estudo da epistemologia nas pós-graduações nas maiores Instituições de Ensino Superior do país, mostrando quase a essencialidade do estudo do conhecimento, tendo em vista que,geralmente, esta disciplina possui caráter obrigatório na currículo dos cursos.

    ResponderExcluir
  8. As ementas propostas pela professora Larissa Lara, mostra que a Epistemologia atua em áreas das ciências levada para o contexto social e ciências que atuem no contexto biológico,um exemplo disso seria o seu relato sobre a questao sociocultural e também sobre a questão do movimento humano realizado pelo homem.Nessas ementas também podemos observar ainda que existe uma semelhança na qual a sua posição de defender que a pós-graduação necessite da Epistemologia.
    Leandresson Felipe ricardo da Silva- 11312769

    ResponderExcluir
  9. A professora Larissa trata com a mesma importância a disciplina de Epistemologia no âmbito da graduação que o nosso caríssimo professor. Levando em consideração a amplitude que a disciplina pode exercer dentro e fora do contexto teórico-metodológico, se colocarmos também a problematização de um saber não científico na discussão da disciplina, ou seja, " o pensar fora da caixa".

    ResponderExcluir
  10. As ementas expostas pela professora Larissa expõe uma ideia de regionalização sobre a disciplina de epistemologia nos programas de pós graduação porém mostra que a epistemologia é tratada como essencial ao estudo do conhecimento também na maioria dos casos a obrigatoriedade da disciplina o que mostra sua necessidade em um contexto geral

    Aluno: Herberson de sousa barbosa Mat: 11112814

    ResponderExcluir
  11. Paloma Cruz - 11312246
    Diante da análise das ementas das disciplinas de Epistemologia apresentadas pela professora Larissa, podemos observar que na maioria das instituições a disciplina se faz presente como disciplina obrigatória, mostrando assim sua devida importância na formação dos pós-graduandos. Cabe observar que em alguns momentos a Epistemologia aparece na nomenclatura das disciplinas associadas à Educação Física sendo encarada dentro de uma perspectiva mais científica, de motricidade humana ou biológica. Em outros momentos é tratada associada a aspectos socioculturais ou filosóficos.

    ResponderExcluir
  12. De acordo com as ementas apresentadas pela professora Larissa precisamos produzir novos conhecimentos comprindo um papel de transição .É uma disciplina essencial do comhecimento e estudo do contexto geral.Abrange desde o conteúdo científico,até sociocultural, mostrando que é mais que completa. Bianca Aryadne Muniz de Melo

    ResponderExcluir
  13. São ementas mostram uma determinada regionalização dos programas de pós-graduação. Na maioria dos casos essa disciplina é obrigatória , e é uma disciplina que desenvolve em alguns casos uma abordagem mais aberta e em outros uma abordagem especifica.

    Lucas Guimarães de Almeida 11312761

    ResponderExcluir
  14. Barbara Caroline da S. Vidal - 11222371
    As ementas apresentadas pela professora Larissa, mostra a regionalização e a diversificação em meio ao programa de pós-graduação. Onde propõe-se uma ligação entre os aspectos epistemológicos à Educação Física. E em alguns casos, ela desenvolve abordagem mais ampla ou mais especifica, pois a Epistemologia aborda casos socioculturais e filosóficos, motricidade humana e suas referenciais biológicas e fisiológicas. E assim, a semelhança é a presença do ensino e estudo da Epistemologia nas pós-graduações das Instituições de Ensino Superior do país.

    ResponderExcluir
  15. Ao analisar as ementas da professora Larissa Lara é visto que, a mesma busca fatores históricos que motivaram o ensino da epistemologia na pós graduação, ela busca questões sobre o desenvolvimento do ensino da epistemologia em Educação Física a partir de uma realidade local, ou seja, a região mais que para a realização dessas avaliações é necessário o apoio e orientação nacional, porém o ponto que mais interessa nesse enfoque é a presença do ensino da epistemologia nas instituições de ensino superior no país. Felipe Lira de Almeida Matrícula: 11312828

    ResponderExcluir
  16. André Teixeira de Mendonça - 11312753

    As ementas exemplificadas pela professora Larissa Lara, deixam transparecer certa necessidade e busca da essência dos estudos epistemológicos em seus mais variados e diversos aspectos e linhas de estudos e pesquisas. Essas estatísticas evidenciadas em relação aos programas de pós-graduação são caracterizadas pela diversidade, uma diferenciação do objetivo específico da disciplina que toma muitas vezes um ampáro sociocultural pra se fazer mais evidente á essa ou aquela comunidade acadêmica. É válido salientar como a epistemologia se apresenta de maneira abrangente nesses dados, apresentando características mais amplas e também específicas, em suas dimensões sociais e humanas, como também do ponto de vista da motricidade humana, biológica e fisiológica.

    ResponderExcluir
  17. De acordo com as ementas da professora Larissa Lara, que mostram uma regionalização nos programas de pós-graduação das universidades, propõe-se uma conexão entre os aspectos epistemológicos da educação física. Tal junção representa o ensino da epistemologia nas grades da graduação e pós educação da educação física.
    Yago Gondim Coutinho Freire - 11312749

    ResponderExcluir
  18. São emendas que são diferentes de acordo com as instituições, porém da para se perceber a ligação entre o conhecimento e a ciência do movimento humano. Há uma generalização dos estudos epistemológicos e sua necessidade nas instituições; fazendo com que haja continuidade no mestrado e doutorado.

    Emily Alves Rufino 11312378

    ResponderExcluir
  19. De acordo com o relato da professora Larissa,é perceptível o otimismo em seu estudo no que desrespeita a óptica que ela tem para escrever sobre a epistemologia. Trata-se de uma questão da regionalização, no que os estudos estão sendo aprimorados, proporcionados de acordo com a grade curricular de cada instituição. Assim as dispõem de interesses em diferentes proporções, portanto as ementas expostas considera a epistemologia uma disciplina essencial aos os cursos cuja a intenção é aprimorar os conhecimentos sobre sua identidade. Na maioria das instituições é obrigatória estudar a disciplina, ainda mais após esses estudos acredita-se que futuramente ela possa ter uma certa emancipação nas grades curriculares institucionais.

    Washington Leandro da Silva, Matrícula: 11312755

    ResponderExcluir
  20. Conforme analisado, de a cordo com a professora Larissa lara percebemos que a formação das ementas das disciplinas epistemológicas relacionadas a educação fisica, estão ligadas a tendencias regionais, onde cada programa de pós-graduação apresentam características diferentes. Algumas bem amplas, outras bastante especificas mais ambas tratam do mesmo assunto: o ensino e estudo da epistemologia nas instituições de ensino superior mais conceituadas do país. Propondo-se a tratar de aspectos epistemológicos que estão ligados as ciências do movimento e a educação física.

    Oziel oliveira da silva >>Mat: 11312751

    ResponderExcluir
  21. Fazendo uma analise das ementas apresentadas pela Professora Larissa Lara, as mesmas apresentam uma forma diversificada em relação aos diferentes programa de pós-graduação. Em alguns, é caracterizada de forma mais ampla e complexa e em outros é mais específica. Cada programa existe caracteres que mostram o perfil da unidade de ensino e os aspectos epistemológicos que são abordados, é demonstradas abordagens socais e filosóficas, em outros apresenta casos voltados a motricidade humana e suas referencias biológicas ou fisiológicas. A semelhança entre eles é o ensino e estudo da epistemologia nas pós-graduações nas maiores Instituições de Ensino Superior do país, mostrando quase a essencialidade do seu estudo e que na maioria dos casos, esta disciplina é de caráter obrigatório no currículo dos cursos em analise.
    Dessa forma, ela ainda enfrenta diversos desafios dentro dos programas de pós-graduações devido a falta de motivação dos alunos.

    ResponderExcluir
  22. As ementas que a professora Larissa Lara propõe, apresenta uma determinadas caraterísticas regionais dos programas da pós-graduação, mostra que cada programa tem um perfil de uma unidade de ensino e aspectos abordados pela epistemologia. Na maioria das instituições de ensino superior do país, é de caráter obrigatório a disciplina de epistemologia na pós-graduação.

    ResponderExcluir
  23. De acordo com a professora Larissa vemos que o ensino da epistemologia nos pólos de pós graduação encontrados em nosso país passam por uma certa regionalização. Cada local tende para um certo tipo de ensino, alguns mais específicos e outros para o âmbito geral da epistemologia. Deve-se lembrar que todas seguem o perfil do ensino epistemológico, visando sua contribuição para as formações.

    Maria Beatriz Medeiros Aguiar- 11312380

    ResponderExcluir
  24. As ementas apresentadas pela professora Larissa apresenta uma regionalização, sendo o ensino direcionado a partir do perfil de cada polo.
    A disciplina é obrigatória e está presente nas instituições de ensino superior mais renomadas do país.

    Tainah Pessoa dos Santos Lima - 11312767

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verifica-se que a estruturação das ementas da disciplina está ligada a tendencias regionais e características diversificadas em relação ao que se propoe em cada programa de pós graduação. A maioria dos programas tem a disciplina como obrigarória, e também aparece nos cursos de mestrado e doutorado. Também pode-se perceber que o estudo varia de local pra local, em alguns o estudo é mais detalhado, e em outros é mais simples e direto.

      Iana Larissa da Silva Santos - 11222943

      Excluir
  26. As ementas evidênciam certa regionalização nos programas de pós graduação, e que esses programas se adaptam a essas caracteristicas locais, porém os conhecimentos da disciplina estão sempre ligados, sendo os estudos epistemológicos, utilizados de forma geral, percebemos também na maioria dos casos a obrigatoriedade da disciplina o que mostra sua necessidade pois agrega na produção de conhecimento e nas resolução das discussões de questões complexas, como o contexto sociocultural e a discussão do caráter cognitivo ou biológico do movimento humano por exemplo. Percebe-se também a variação, inclusive influenciada pelas localidades, na questão da percepção de um estudo mais detalhado , para um estudo mais simples e direto.

    ResponderExcluir
  27. Filipe Soares de Sousa - 11312874

    Podemos observar que a disciplina está ligada as características da região local onde é lecionada. Mas com conteúdos sempre ligados uns aos outros. Epistemologia é uma disciplina que lhe dá muito com questões culturais e socias, então isso varia de lugar pra lugar

    ResponderExcluir