Blog da disciplina Fundamentos Epistemológicos da Educação Física da UFPB
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
7.0 LICENCIATURA (5/12/2013)
Analise as ementas das disciplinas de epsitemologias apresentadas pela professora Larissa, identificando semelhanças e diferenças. Postar até dia 12 de dezembro
Das disciplinas constantes no Quadro 1, observa-se que a maioria delas é obrigatória na formação dos pós-graduandos, sendo optativa na USJT e integrante do rol de créditos obrigatórios no Programa Associado UEM-UEL como parte das disciplinas de núcleo comum. Em geral, a carga horária é de 60 horas, salvo na UFRJ e na UNIMEP com cargas horárias respectivas de 30h e 45h. Em alguns Programas ela é ministrada somente para cursos de mestrado, em um Programa somente para curso de doutorado e, em outros, para mestrado e doutorado. As ementas são diferenciadas em forma e conteúdo, sendo escritas de forma sintética ou detalhada a partir do que os Programas elegem como saberes representativos a serem desenvolvidos.
Luanna Raphaella Rodrigues de Sousa. Matrícula: 11312471
- semelhanças: as ementas proporcionam o conhecimento científico, a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, junto com uma produção acadêmica, paradigmas epistemológicos. -diferenças: estudo das relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto pratica social, estudo das diferentes epistemologias: racionalistas e empiristas, o movimento humano na sociedade moderna e demais áreas do conhecimento, epistemologia da tecnologia, a responsabilidade do pesquisador perante a sociedade e o homem, estudo das bases epistemológicas da motricidade humana, estudo das bases humanistas, fenomenológica e do pensamento complexo, na construção do conhecimento sobre motricidade e corporeidade, análise do movimento humano como fenômeno biológico, cognitivo e sociocultural.
EDUARDA CRISTINA DA COSTA SILVA MATRICULA: 11312472
Observa se algumas semelhanças principalmente na carga horária que basicamente são de 60 hrs (salvo as exceções), além de percebermos a questão do conhecimento científico quando se fala no movimento humano, tudo isso aliado a parte teórica (filosófica, epistemológica). Mas claro que não existe apenas semelhanças, há também suas diferenças, e a que mais ficou clara ao meu ver é justamente nas características da ed física, a questão que inclusive foi uma das perguntas passadas que fala da diferença de concepção dos empiristas e dos racionais... dentre outras.
As ementas são fundamentais na formação do aluno, cada um com sua importância, a semelhança é que a ementa proporciona o conhecimento cientifico junto com uma produção acadêmica e que estão envolvidos na ciência do corpo humano. As principais diferenças são a motricidade e a análise do movimento humano como fenômeno biológico.
Observa se que na maioria a carga horária são de 60 horas, as ementas são diferenciadas em seu conteúdo, sendo escritas de forma sintética ou detalhada a partir do que os Programas elegem como saberes representativos a serem desenvolvidos, porem todas elas produzem conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física junto aos estudos epistemológicos.
As ementas são fundamentais na formação do aluno, cada um com sua importância, a semelhança é que a ementa proporciona o conhecimento cientifico junto com uma produção acadêmica e que estão envolvidos na ciência do corpo humano. As principais diferenças são a motricidade e a análise do movimento humano como fenômeno biológico. Iranilson Chianca Aragão Júnior 11312482
As semelhanças encontradas nas ementas são: a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, junto com uma produção acadêmica e paradigmas epistemológicos. As diferenças encontradas são: o estudo da motricidade humana, bases humanistas, fenomenológica e do pensamento complexo, e análise do movimento humano como fenômeno biológico, cognitivo e sociocultural. JÔNATAS RANDOLPH DE LIMA DINIZ. MATRÍCULA: 11312475
Cada ementa é fudamental na formação do aluno, entre as principais semelhanças das ementas apresentadas estão a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, e os estudos epistemológicos. Porem elas se diferem nos estudos das relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto pratica social, estudo das diferentes epistemologias: racionalistas e empiristas, o movimento humano na sociedade moderna e as demais áreas do conhecimento epistemologico.
Observando as ementas notamos que: das 11, apenas 9 tem a carga horaria de 60h, sendo só a UNIMEP 45h UFRJ 30h. Alem disso das 11, apenas 9 são obrigatórias, 6 são Mestrado e Doutorado, 4 só mestrado e 1 só Doutorado. Em relação a o nome da disciplina e especificação, 8 falam sobre Ed. Física, 4 movimento humano,1 conhecimento humano, 1 motricidade humana e 1 corporeidade.
As semelhanças encontradas nas ementas além da carga horaria em sua maioria serem de 60 horas com exceção da carga horaria fornecida pela UNIMEP e UFRJ ainda são encontradas a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, junto com uma produção acadêmica e paradigmas epistemológicos. As diferenças encontradas é o estudo da motricidade humana, bases humanistas, fenomenológica e do pensamento complexo, e análise do movimento humano como fenômeno biológico, cognitivo e sociocultural.
No Quadro 1, a maioria das disciplinas é obrigatória na formação dos pós-graduandos, optativa na USJT e integrante do rol de créditos obrigatórios no Programa Associado UEM-UEL. A carga horária é de 60 horas no geral, na UFRJ são 30h e na UNIMEP 45h. Em alguns Programas ela é ministrada somente para cursos de mestrado, em um Programa somente para curso de doutorado e, em outros, para mestrado e doutorado. São diferenciadas em conteúdo e forma.
Maria Emanuelly Oliveira de Macêdo Matrícula: 11312374
Semelhanças: Percebe-se que as ementas proporcionam o conhecimento científico, quando se fala na ciência do movimento humano, que seria no caso teorias ligadas a esses movimentos, apenas uma instituição trata a disciplina como optativa, junto com uma produção acadêmica, paradigmas epistemológicos. Diferenças: Forma e conteúdo. Relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto prática social, entre outras.
Semelhanças: Percebe-se que as ementas proporcionam o conhecimento científico, quando se fala na ciência do movimento humano, que seria no caso teorias ligadas a esses movimentos, apenas uma instituição trata a disciplina como optativa, junto com uma produção acadêmica, paradigmas epistemológicos. Diferenças: Forma e conteúdo. Relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto prática social, entre outras.
Fernanda Carla Holanda de Araújo. Matrícula: 11312831
No Quadro 1, observa-se que a maioria delas é obrigatória na formação dos pós-graduandos, sendo optativa na USJT e integrante do rol de créditos obrigatórios no Programa Associado UEM-UEL como parte das disciplinas de núcleo comum. Em geral, a carga horária é de 60 horas, salvo na UFRJ e na UNIMEP com cargas horárias respectivas de 30h e 45h, além de percebermos a questão do conhecimento científico quando se fala no movimento humano, tudo isso aliado à parte teórica (filosófico-epistemológica). Em alguns Programas ela é ministrada somente para cursos de mestrado, em um Programa somente para curso de doutorado e, em outros, para mestrado e doutorado.
De acordo com as ementas apresentadas, precisamos produzir novos conhecimentos cumprindo um papel de transição .É uma disciplina essencial do conhecimento e estudo do contexto geral.Abrange desde o conteúdo científico,até sociocultural, mostrando que é mais que completa.
Das disciplinas constantes no Quadro 1, observa-se que a maioria delas é obrigatória na formação dos pós-graduandos, sendo optativa na USJT e integrante do rol de créditos obrigatórios no Programa Associado UEM-UEL como parte das disciplinas de núcleo comum. Em geral, a carga horária é de 60 horas, salvo na UFRJ e na UNIMEP com cargas horárias respectivas de 30h e 45h. Em alguns Programas ela é ministrada somente para cursos de mestrado, em um Programa somente para curso de doutorado e, em outros, para mestrado e doutorado. As ementas são diferenciadas em forma e conteúdo, sendo escritas de forma sintética ou detalhada a partir do que os Programas elegem como saberes representativos a serem desenvolvidos.
ResponderExcluirLuanna Raphaella Rodrigues de Sousa.
Matrícula: 11312471
- semelhanças: as ementas proporcionam o conhecimento científico, a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, junto com uma produção acadêmica, paradigmas epistemológicos.
ResponderExcluir-diferenças: estudo das relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto pratica social, estudo das diferentes epistemologias: racionalistas e empiristas, o movimento humano na sociedade moderna e demais áreas do conhecimento, epistemologia da tecnologia, a responsabilidade do pesquisador perante a sociedade e o homem, estudo das bases epistemológicas da motricidade humana, estudo das bases humanistas, fenomenológica e do pensamento complexo, na construção do conhecimento sobre motricidade e corporeidade, análise do movimento humano como fenômeno biológico, cognitivo e sociocultural.
EDUARDA CRISTINA DA COSTA SILVA
MATRICULA: 11312472
Observa se algumas semelhanças principalmente na carga horária que basicamente são de 60 hrs (salvo as exceções), além de percebermos a questão do conhecimento científico quando se fala no movimento humano, tudo isso aliado a parte teórica (filosófica, epistemológica). Mas claro que não existe apenas semelhanças, há também suas diferenças, e a que mais ficou clara ao meu ver é justamente nas características da ed física, a questão que inclusive foi uma das perguntas passadas que fala da diferença de concepção dos empiristas e dos racionais... dentre outras.
ResponderExcluirjefferson thalles
matricula : 1131 2481
As ementas são fundamentais na formação do aluno, cada um com sua importância, a semelhança é que a ementa proporciona o conhecimento cientifico junto com uma produção acadêmica e que estão envolvidos na ciência do corpo humano. As principais diferenças são a motricidade e a análise do movimento humano como fenômeno biológico.
ResponderExcluirLeon Douglas Soares da Silva
11312466
Observa se que na maioria a carga horária são de 60 horas, as ementas são diferenciadas em seu conteúdo, sendo escritas de forma sintética ou detalhada a partir do que os Programas elegem como saberes representativos a serem desenvolvidos, porem todas elas produzem conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física junto aos estudos epistemológicos.
ResponderExcluirGabriel Gomes Pereira Batista ( 11312467 )
As ementas são fundamentais na formação do aluno, cada um com sua importância, a semelhança é que a ementa proporciona o conhecimento cientifico junto com uma produção acadêmica e que estão envolvidos na ciência do corpo humano. As principais diferenças são a motricidade e a análise do movimento humano como fenômeno biológico.
ResponderExcluirIranilson Chianca Aragão Júnior 11312482
As semelhanças encontradas nas ementas são: a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, junto com uma produção acadêmica e paradigmas epistemológicos.
ResponderExcluirAs diferenças encontradas são: o estudo da motricidade humana, bases humanistas, fenomenológica e do pensamento complexo, e análise do movimento humano como fenômeno biológico, cognitivo e sociocultural.
JÔNATAS RANDOLPH DE LIMA DINIZ.
MATRÍCULA: 11312475
Cada ementa é fudamental na formação do aluno, entre as principais semelhanças das ementas apresentadas estão a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, e os estudos epistemológicos. Porem elas se diferem nos estudos das relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto pratica social, estudo das diferentes epistemologias: racionalistas e empiristas, o movimento humano na sociedade moderna e as demais áreas do conhecimento epistemologico.
ResponderExcluirLucas Nunes Amorim
11312463
Observando as ementas notamos que: das 11, apenas 9 tem a carga horaria de 60h, sendo só a UNIMEP 45h UFRJ 30h. Alem disso das 11, apenas 9 são obrigatórias, 6 são Mestrado e Doutorado, 4 só mestrado e 1 só Doutorado.
ResponderExcluirEm relação a o nome da disciplina e especificação, 8 falam sobre Ed. Física, 4 movimento humano,1 conhecimento humano, 1 motricidade humana e 1 corporeidade.
Carlos Fernando G. Carvalho
11012547
As semelhanças encontradas nas ementas além da carga horaria em sua maioria serem de 60 horas com exceção da carga horaria fornecida pela UNIMEP e UFRJ ainda são encontradas a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, junto com uma produção acadêmica e paradigmas epistemológicos.
ResponderExcluirAs diferenças encontradas é o estudo da motricidade humana, bases humanistas, fenomenológica e do pensamento complexo, e análise do movimento humano como fenômeno biológico, cognitivo e sociocultural.
Hyago Soares Borges de Medeiros
11312476
No Quadro 1, a maioria das disciplinas é obrigatória na formação dos pós-graduandos, optativa na USJT e integrante do rol de créditos obrigatórios no Programa Associado UEM-UEL. A carga horária é de 60 horas no geral, na UFRJ são 30h e na UNIMEP 45h. Em alguns Programas ela é ministrada somente para cursos de mestrado, em um Programa somente para curso de doutorado e, em outros, para mestrado e doutorado. São diferenciadas em conteúdo e forma.
ResponderExcluirMaria Emanuelly Oliveira de Macêdo
Matrícula: 11312374
Semelhanças: Percebe-se que as ementas proporcionam o conhecimento científico, quando se fala na ciência do movimento humano, que seria no caso teorias ligadas a esses movimentos, apenas uma instituição trata a disciplina como optativa, junto com uma produção acadêmica, paradigmas epistemológicos.
ResponderExcluirDiferenças: Forma e conteúdo. Relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto prática social, entre outras.
Semelhanças: Percebe-se que as ementas proporcionam o conhecimento científico, quando se fala na ciência do movimento humano, que seria no caso teorias ligadas a esses movimentos, apenas uma instituição trata a disciplina como optativa, junto com uma produção acadêmica, paradigmas epistemológicos.
ExcluirDiferenças: Forma e conteúdo. Relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto prática social, entre outras.
Fernanda Carla Holanda de Araújo.
Matrícula: 11312831
Aluno: Caio Sérgio Ramalho Alves
ResponderExcluirMatrícula: 11312903
No Quadro 1, observa-se que a maioria delas é obrigatória na formação dos pós-graduandos, sendo optativa na USJT e integrante do rol de créditos obrigatórios no Programa Associado UEM-UEL como parte das disciplinas de núcleo comum. Em geral, a carga horária é de 60 horas, salvo na UFRJ e na UNIMEP com cargas horárias respectivas de 30h e 45h, além de percebermos a questão do conhecimento científico quando se fala no movimento humano, tudo isso aliado à parte teórica (filosófico-epistemológica). Em alguns Programas ela é ministrada somente para cursos de mestrado, em um Programa somente para curso de doutorado e, em outros, para mestrado e doutorado.
De acordo com as ementas apresentadas, precisamos produzir novos conhecimentos cumprindo um papel de transição .É uma disciplina essencial do conhecimento e estudo do contexto geral.Abrange desde o conteúdo científico,até sociocultural, mostrando que é mais que completa.
ResponderExcluirNeilson Firmino de Oliveira - 11312051