terça-feira, 10 de dezembro de 2013

7.0 LICENCIATURA (5/12/2013)

Analise as ementas das disciplinas de epsitemologias apresentadas pela professora Larissa, identificando semelhanças e diferenças.
Postar até dia 12 de dezembro

15 comentários:

  1. Das disciplinas constantes no Quadro 1, observa-se que a maioria delas é obrigatória na formação dos pós-graduandos, sendo optativa na USJT e integrante do rol de créditos obrigatórios no Programa Associado UEM-UEL como parte das disciplinas de núcleo comum. Em geral, a carga horária é de 60 horas, salvo na UFRJ e na UNIMEP com cargas horárias respectivas de 30h e 45h. Em alguns Programas ela é ministrada somente para cursos de mestrado, em um Programa somente para curso de doutorado e, em outros, para mestrado e doutorado. As ementas são diferenciadas em forma e conteúdo, sendo escritas de forma sintética ou detalhada a partir do que os Programas elegem como saberes representativos a serem desenvolvidos.

    Luanna Raphaella Rodrigues de Sousa.
    Matrícula: 11312471

    ResponderExcluir
  2. - semelhanças: as ementas proporcionam o conhecimento científico, a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, junto com uma produção acadêmica, paradigmas epistemológicos.
    -diferenças: estudo das relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto pratica social, estudo das diferentes epistemologias: racionalistas e empiristas, o movimento humano na sociedade moderna e demais áreas do conhecimento, epistemologia da tecnologia, a responsabilidade do pesquisador perante a sociedade e o homem, estudo das bases epistemológicas da motricidade humana, estudo das bases humanistas, fenomenológica e do pensamento complexo, na construção do conhecimento sobre motricidade e corporeidade, análise do movimento humano como fenômeno biológico, cognitivo e sociocultural.

    EDUARDA CRISTINA DA COSTA SILVA
    MATRICULA: 11312472

    ResponderExcluir
  3. Observa se algumas semelhanças principalmente na carga horária que basicamente são de 60 hrs (salvo as exceções), além de percebermos a questão do conhecimento científico quando se fala no movimento humano, tudo isso aliado a parte teórica (filosófica, epistemológica). Mas claro que não existe apenas semelhanças, há também suas diferenças, e a que mais ficou clara ao meu ver é justamente nas características da ed física, a questão que inclusive foi uma das perguntas passadas que fala da diferença de concepção dos empiristas e dos racionais... dentre outras.

    jefferson thalles
    matricula : 1131 2481

    ResponderExcluir
  4. As ementas são fundamentais na formação do aluno, cada um com sua importância, a semelhança é que a ementa proporciona o conhecimento cientifico junto com uma produção acadêmica e que estão envolvidos na ciência do corpo humano. As principais diferenças são a motricidade e a análise do movimento humano como fenômeno biológico.

    Leon Douglas Soares da Silva
    11312466

    ResponderExcluir
  5. Observa se que na maioria a carga horária são de 60 horas, as ementas são diferenciadas em seu conteúdo, sendo escritas de forma sintética ou detalhada a partir do que os Programas elegem como saberes representativos a serem desenvolvidos, porem todas elas produzem conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física junto aos estudos epistemológicos.

    Gabriel Gomes Pereira Batista ( 11312467 )

    ResponderExcluir
  6. As ementas são fundamentais na formação do aluno, cada um com sua importância, a semelhança é que a ementa proporciona o conhecimento cientifico junto com uma produção acadêmica e que estão envolvidos na ciência do corpo humano. As principais diferenças são a motricidade e a análise do movimento humano como fenômeno biológico.
    Iranilson Chianca Aragão Júnior 11312482

    ResponderExcluir
  7. As semelhanças encontradas nas ementas são: a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, junto com uma produção acadêmica e paradigmas epistemológicos.
    As diferenças encontradas são: o estudo da motricidade humana, bases humanistas, fenomenológica e do pensamento complexo, e análise do movimento humano como fenômeno biológico, cognitivo e sociocultural.
    JÔNATAS RANDOLPH DE LIMA DINIZ.
    MATRÍCULA: 11312475

    ResponderExcluir
  8. Cada ementa é fudamental na formação do aluno, entre as principais semelhanças das ementas apresentadas estão a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, e os estudos epistemológicos. Porem elas se diferem nos estudos das relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto pratica social, estudo das diferentes epistemologias: racionalistas e empiristas, o movimento humano na sociedade moderna e as demais áreas do conhecimento epistemologico.

    Lucas Nunes Amorim
    11312463

    ResponderExcluir
  9. Observando as ementas notamos que: das 11, apenas 9 tem a carga horaria de 60h, sendo só a UNIMEP 45h UFRJ 30h. Alem disso das 11, apenas 9 são obrigatórias, 6 são Mestrado e Doutorado, 4 só mestrado e 1 só Doutorado.
    Em relação a o nome da disciplina e especificação, 8 falam sobre Ed. Física, 4 movimento humano,1 conhecimento humano, 1 motricidade humana e 1 corporeidade.

    Carlos Fernando G. Carvalho
    11012547

    ResponderExcluir
  10. As semelhanças encontradas nas ementas além da carga horaria em sua maioria serem de 60 horas com exceção da carga horaria fornecida pela UNIMEP e UFRJ ainda são encontradas a produção do conhecimento nas ciências do movimento humano e educação física, junto com uma produção acadêmica e paradigmas epistemológicos.
    As diferenças encontradas é o estudo da motricidade humana, bases humanistas, fenomenológica e do pensamento complexo, e análise do movimento humano como fenômeno biológico, cognitivo e sociocultural.

    Hyago Soares Borges de Medeiros
    11312476

    ResponderExcluir
  11. No Quadro 1, a maioria das disciplinas é obrigatória na formação dos pós-graduandos, optativa na USJT e integrante do rol de créditos obrigatórios no Programa Associado UEM-UEL. A carga horária é de 60 horas no geral, na UFRJ são 30h e na UNIMEP 45h. Em alguns Programas ela é ministrada somente para cursos de mestrado, em um Programa somente para curso de doutorado e, em outros, para mestrado e doutorado. São diferenciadas em conteúdo e forma.

    Maria Emanuelly Oliveira de Macêdo
    Matrícula: 11312374

    ResponderExcluir
  12. Semelhanças: Percebe-se que as ementas proporcionam o conhecimento científico, quando se fala na ciência do movimento humano, que seria no caso teorias ligadas a esses movimentos, apenas uma instituição trata a disciplina como optativa, junto com uma produção acadêmica, paradigmas epistemológicos.
    Diferenças: Forma e conteúdo. Relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto prática social, entre outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semelhanças: Percebe-se que as ementas proporcionam o conhecimento científico, quando se fala na ciência do movimento humano, que seria no caso teorias ligadas a esses movimentos, apenas uma instituição trata a disciplina como optativa, junto com uma produção acadêmica, paradigmas epistemológicos.
      Diferenças: Forma e conteúdo. Relações dos fundamentos do conhecimento e características da educação física, enquanto prática social, entre outras.

      Fernanda Carla Holanda de Araújo.
      Matrícula: 11312831

      Excluir
  13. Aluno: Caio Sérgio Ramalho Alves
    Matrícula: 11312903

    No Quadro 1, observa-se que a maioria delas é obrigatória na formação dos pós-graduandos, sendo optativa na USJT e integrante do rol de créditos obrigatórios no Programa Associado UEM-UEL como parte das disciplinas de núcleo comum. Em geral, a carga horária é de 60 horas, salvo na UFRJ e na UNIMEP com cargas horárias respectivas de 30h e 45h, além de percebermos a questão do conhecimento científico quando se fala no movimento humano, tudo isso aliado à parte teórica (filosófico-epistemológica). Em alguns Programas ela é ministrada somente para cursos de mestrado, em um Programa somente para curso de doutorado e, em outros, para mestrado e doutorado.

    ResponderExcluir
  14. De acordo com as ementas apresentadas, precisamos produzir novos conhecimentos cumprindo um papel de transição .É uma disciplina essencial do conhecimento e estudo do contexto geral.Abrange desde o conteúdo científico,até sociocultural, mostrando que é mais que completa.

    Neilson Firmino de Oliveira - 11312051

    ResponderExcluir