quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

7.0 BACHARELADO ( 11/02/2014)

Pesquisar artigos cientificos da educação fisica, escolha um e fale sobre:os objetivos, metotodologia e resultados esperados.
Postar até dia 18 de fevereiro de 2014

30 comentários:

  1. Paloma Cruz - 11312246

    Título : BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

    Objetivo: A temática abordando a Ginástica Laboral deu-se, por tratar de uma forma profilática das doenças encontradas no mundo do trabalho,principalmente por alegarem falta de tempo para a realização de atividades físicas.

    Metodologia: Com base em revisão literária foi feita uma analise de varias bibliografias dentro do tema escolhido, selecionando livros e artigos científicos de acordo com o tema abordado - Prática da Ginástica Laboral e Estresse. A população escolhida (trabalhadores), foi com base de que são os que mais sofrem com as doenças degenerativas, acometidas pelo acúmulo de estresse e a falta de tempo para a realização de atividades físicas.

    Resultados: A Ginástica Laboral atua na prevenção e no combate ao estresse, visto que durante a atividade física é liberado um neurotransmissor chamado endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e alívio das tensões.
    Por meio da prática da Ginástica Laboral aumenta-se a qualidade de vida, tornando o indivíduo mais ativo e livre das tensões vivenciadas no decorrer do dia a dia. Sua implementação como programa nas empresas, é um meio eficaz na diminuição do nível de estresse em seus funcionários. Sendo assim, as empresas que implementam um programa de Ginástica Laboral aos
    seus funcionários, proporcionam além da prevenção das doenças degenerativas, o aumento do bem estar social, psicológico e a diminuição dos fatores decorrentes do desequilíbrio emocional, causados pelo estresse do ambiente laboral.

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  3. Título: Periodização do treinamento de força: uma revisão crítica.

    Objetivo: Analisar o efeito da periodização sobre o treinamento de força com relação às suas adaptações específicas e comparar os modelos mais recorrentes (fixo, linear e ondulado)

    Metodologia: Foi feito um levantamento bibliográfico sobre as variáveis utilizadas para a prescrição do treinamento resistido, assim como uma revisão sistemática de artigos encontrados nas seguintes bases de dados: Pubmed e Scielo.

    Resultados: A constatação principal foi que o modelo ondulado é o mais eficiente para o aumento de força máxima e potência, seguido pelo linear e por último o fixo, embora sejam necessárias mais investigações enfocando resistência de força e hipertrofia muscular.

    Fonte: Revista brasileira de ciência e movimento (2008).


    Oziel oliveira da silva - 11312751

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  5. Hortencia Guedes Barbosa (11312070)

    ARTIGO: “Educação Física e saúde coletiva: papel estratégico da área e possibilidades quanto ao ensino na graduação e integração na rede de serviços públicos de saúde.”
    AUTOR (A): Matel T. Luz (Prof.ª titular do Instituto de Medicina Social da UERJ, socióloga, doutora em ciências sociais pela Universidade de São Paulo).
    OBJETIVO: O artigo propõe a profissionais e estudantes da área de Saúde reflexões acerca do papel considerado estratégico da Educação Física no que concerne à sua inserção nos serviços públicos de saúde e na formação de profissionais do campo das ciências biomédicas.
    METODOLOGIA: Técnicas de investigação da pesquisa qualitativas: observação participante, etnográfica, entrevistas estruturadas ou abertas com praticantes e profissionais, e documentação fotográfica e sonora.
    RESULTADOS: A Educação Física englobada às chamadas Práticas Integrais e Complementares em saúde ainda é incipiente, ou seja, está nos primeiros passos. Dessa forma mostra-se necessário que se implemente uma formação que promova uma perspectiva de visão ampliada do corpo, em superação ao paradigma biomecânico e que não excluam de suas concepções de corporeidade elementos como saúde, vida e vitalidade, uma vez que estes, segundo a autora, são expressão de um todo que não se esgota no “físico”. Esta acredita ainda que são necessárias modificações no ensino da graduação da área biomédica, para que ocorra uma melhor integração da educação física no campo da saúde coletiva.

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  6. José Caetano dos Santos Júnior
    11312765

    Título: AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

    Autor: Heraldo Simões Ferreira

    Objetivos: O artigo tem o objetivo de compreender como os professores de educação física estão utilizando o bloco de conteúdos proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Educação Física, no que se refere à prática das lutas.

    Metodologia: Foi utilizada uma abordagem quantitativa, onde 50 professores, da rede pública e privada de educação, de Fortaleza (Ceará - Brasil), responderam a um questionário.

    Resultados: Os resultados demonstram que um número pouco expressivo de professores utiliza esta modalidade como parte de seus conteúdos em aulas. Concluiu-se que a educação física deve proporcionar diversas formas de cultura corporal, como as atividades relacionadas às lutas, que devem fazer parte das modalidades ofertadas aos discentes. Para isso, é necessário que os professores façam cursos de atualização ou usem a criatividade, buscando alternativas na área.

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  7. André Teixeira de Mendonça - 11312753

    Título: O ATLETA DE FUTEBOL DO PASSADO JOGARIA NO FUTEBOL ATUAL?

    Autor: Nilton Andrade da Silva

    Objetivo: O artigo visa esclarecer um comparativo debatido no meio do Futebol e não só, que ainda no espaço contemporâneo é motivo de discussão e cercado de argumentos, que buscam de alguma maneira favorecer os atletas de uma determinada época como melhores ou mais produtivos do que um período distinto.

    Metodologia: Ocorre uma confrontação entre os estágios do passado e atual no meio do futebol profissional, dedicando-se a busca e entendimento de até que ponto um rendimento físico, psicológico e nutricional pode influenciar em suas características naturais enquanto praticante do esporte.

    Resultados: É constatado que o avanço tecnológico em áreas como as esportiva e médica, almejando-se influenciar diretamente na rotina de um atleta, é SIM motivo de aperfeiçoamento de fatores que aprimoram e elevam ao máximo as capacidades de um adepto do esporte. Comprova-se que, a partir de sua habilidade natural e pessoal adicionada á elementos de desenvolvimento e melhoramento da sua prática (fatores médicos), terão desempenho superior aos que não tiveram ou não tem uso de tais estratégias e meios para obtenção de uma eficiência máxima do organismo na execução de uma atividade.

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  8. Título: Monitoramento do treinamento no judô: comparação entre a intensidade da carga planejada pelo técnico e a intensidade percebida pelo atleta.

    Objetivo: O objetivo do presente estudo foi comparar a percepção referente à intensidade da carga de treinamento planejada pelos técnicos com a percepção de intensidade reportada pelos atletas de Judô.

    Metodologia: A coleta de dados foi realizada no training camp da Seleção Brasileira de Judô. Os atletas da seleção brasileira permaneceram concentrados durante o período de três dias, no qual foram realizadas quatro sessões de treinamento. Cada sessão foi planejada por um técnico diferente. Todas as sessões de treino foram monitoradas a fim de comparar a intensidade da carga planejada pelo técnico e a intensidade percebida pelos atletas, seguindo a metodologia de Foster(3) (método da PSE da sessão). Além da PSE, foi realizada a avaliação da concentração de lactato antes e imediatamente após as sessões de treinamento.

    Resultado: Através da comparação do escores da PSE da sessão reportados pelos técnicos e atletas, é possível verificar que a intensidade experienciada pelos atletas foi superior à intensidade prevista pelo técnico em todas as sessões de treinamento.Com relação à concentração de lactato, foi detectado aumento significativo no pós-treino para todas as sessões do training camp, não havendo diferença entre as sessões

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  9. ARTIGO: “A atividade física como fator de qualidade de vida e saúde do trabalhador”
    AUTORES: BARROS, M. V. e SANTOS, S. G.
    OBJETIVO: Discutir as corroborações apresentadas na literatura quanto à relevância das atividades físicas no momento de lazer para prevenção de doenças psicossomáticas no trabalhador.
    METODOLOGIA: Foram empregados como fontes bibliográficas: livros, periódicos, teses, dissertações e anais. Tendo ainda o alcance temporal da busca sido balizada aos últimos 15 anos. Agregando-se a discussão nos seguintes temas: inter-relação ambiente – estilo de vida – saúde; e benefícios da prática da atividade física a nível geral no controle do estresse e na prevenção de doenças somáticas advindas do trabalho e da má qualidade de vida do trabalhador.
    RESULTADOS: A literatura utilizada pelos autores como fonte de pesquisa apontam que de fato há evidencias de doenças psicossomáticas advindas do trabalho e má qualidade de vida do trabalhador, sendo necessário, portanto, mudanças não só a nível organizacional, mas também, e principalmente, no trabalhador propriamente dito, e em este perceber que deve reorganizar seu estilo de vida. Para tanto, é fundamental que o trabalhador adote hábitos saudáveis tanto na alimentação quanto na pratica de atividade física.

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  10. ARTIGO: “Stress e atividade física. Um diagnóstico dos profissionais
    de segurança pública do Centro Integrado de Operações
    da Região Metropolitana da cidade de Natal, RN
    AUTORES: Tiago Luís Juvêncio Teixeira, Discente do curso de Educação Física da UFRN, e Marcos Aurélio de Albuquerque Costa, Prof. Dr. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    Objetivos: Diagnosticar o coeficiente de stress e de atividade física usual dos profissionais que trabalham no Centro Integrado de Segurança Pública – CIOSP/RN, e verificar se existe correlação entre as variáveis.
    Método: O estudo foi do tipo descritivo com corte transversal, cuja população foi composta de 194 indivíduos, da qual foi utilizada uma amostra estratificada (n=141) agentes de segurança, com idade entre 20 a 55 anos, de ambos os gêneros. A seleção da amostra foi do tipo não probabilística intencional, as quais são utilizadas quando não se conhece a probabilidade de um elemento da população ser escolhido para participar da amostra. Em alguns estudos descritivos ou exploratórios pode não ser necessária a preocupação em conhecer esta probabilidade. Principalmente quando não é objetivo do estudo, fazer generalização dos resultados das análises estatísticas da amostra para a população de onde a amostra foi retirada. em cada extrato. Os dados foram coletados através do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp para Adulto e do Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ, em sua versão curta. Na análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva Básica e Qui-quadrado (χ²), utilizando-se o pacote estatístico SPSS - versão 19.0.
    Resultados: Foram percebidos níveis consideráveis de stress nos servidores do CIOSP/RN (43%), sendo a fase de resistência a predominante (38,3%) e a sintomatologia psicológica como prevalente (24,8%). Já a variável Atividade Física, predominou o nível baixo (47%) e moderado (38%). Estatisticamente não houve relação significativa entre as variáveis stress e atividade física. O percentual considerável de indivíduos com stress e um baixo nível de Atividade Física, permite concluir há existência de um quadro preocupante, uma vez que este cenário pode comprometer a saúde física e mental dos pesquisados, caso não haja uma intervenção dos gestores responsáveis pela segurança pública do Estado. Recomenda-se uma ação preventiva por parte dos dirigentes do órgão como: implantação de um programa de diagnóstico, controle e prevenção de stress, bem como um programa de atividade física e lazer.

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  11. Título: Efeitos do Tai Chi Chuan na força dos músculos extensores dos joelhos e no equilíbrio em idosas

    Objetivo: Verificar os efeitos do TCC no equilíbrio (EQ) e na força dos músculos extensores dos joelhos (F) em mulheres idosas.
    Metodologia: Participaram do estudo 77 mulheres saudáveis, não praticantes de atividade física orientada. No Grupo Experimental (G1) foram incluídas 38 voluntárias (68 ± 5 anos) e no Grupo Controle (G2), 39 voluntárias (69 ± 7 anos). O G1 praticou o TCC estilo Yang de 24 movimentos durante 12 semanas, três vezes por semana, com duração de 50 minutos. O G2 não realizou atividades físicas orientadas. A força foi mensurada pelo teste de 1-RM na cadeira extensora e o equilíbrio foi avaliado utilizando o teste de apoio unipodal com os olhos fechados. Na análise estatística, utilizou-se teste de normalidade, split-plot análise de variância (ANOVA) e correlação de Pearson.
    Resultados: O Grupo Experimental apresentou incrementos de 17,83% na F (força dos musculos extensores dos joelhos) e 26,10% no EQ (equilibrio). O Grupo Controle não apresentou alteração significativa em nenhuma variável. Não foi observada correlação significativa entre estas duas variáveis no G1 (r= 0,09; p= 0,554) e no G2 (r= 0,07; p= 0,660). Conclusões: Estes resultados sugerem que o TaiChiChuan melhora F e EQ em mulheres idosas. Entretanto, a força dos músculos extensores dos joelhos não está necessariamente ligada ao equilíbrio nesta modalidade.
    Fonte: Revista Brasileira de Fisioterapia, ISSN 1413-3555, São Carlos, v. 12, n. 2, p. 121-6, mar./abr. 2008.
    Autores: Pereira MM, Oliveira RJ, Silva MAF, Souza LHR, Vianna LG


    Camila Alice Jordão Lyra - 11312766

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  12. Artigo: Potência muscular em diferentes momentos da temporada em jogadores de futebol.

    Autores: FERNANDO DA SILVA J, DELL’ANTONIO E, NETTO AS, LUCAS RD,
    CETOLIN T, GUGLIELMO LGA.

    Objetivo: O objetivo deste estudo foi comparar a potência muscular dos membros inferiores a partir do counter movement jumper (CMJ) em diferentes momentos da temporada ( pré-temporada, início e final da pré-temporada seguinte) em jogadores de futebol, e além disso foram estudados dados de composição corporal nos três momentos analisados.

    Metodologia: Participaram deste estudo 17 atletas da categoria
    juniores (17,8 ± 1,1 anos) de um clube de futebol
    profissional participante da série A do Campeonato
    Brasileiro. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão:
    - Atletas que não apresentavam nenhuma espécie de
    limitação para exercícios com saltos;
    - Atletas que realizaram treinamentos de baixa
    intensidade 24 horas antes da realização das avaliações;
    - Ter no mínimo três anos de treinamento formal na
    modalidade e estar familiarizado com o protocolo de
    avaliação.
    Foram utilizados os seguintes critérios de
    exclusão:
    - Ter apresentado qualquer lesão no mês anterior às
    avaliações;
    - Estar retornando do departamento médico às rotinas de
    treinamento;
    - Apresentar alguma forma de limitação antes das
    avaliações.

    Resultados: Os atletas analisados apresentaram alterações
    significativas no desempenho do salto vertical com
    contramovimento apenas para a variável altura entre os
    momentos 2 e 3, contudo não foram encontradas
    diferenças significativas para variável potência
    normalizada pelo peso corporal nos três momentos da
    temporada, indicando que o desempenho no CMJ é uma
    variável que não apresenta alteração após um período
    curto (4 semanas) sem treinamento formal e que a maior
    ênfase no treinamento aeróbio na pré-temporada pode ter
    contribuído para reduzir os níveis de potência muscular e
    altura atingida num salto vertical máximo.

    Fonte: R. bras. Ci. e Mov 2013;21(4): 134-141.

    Antônio José Da Silva Neto - 11312768

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  13. Felipe Lira de Almeida - 11312828

    Título: O FUTSAL NA ÁREA ESCOLAR

    Autor: Nilton Andrade da Silva

    Objetivo: O objetivo do artigo é que os professores possam formar cidadãos e não atletas, e que o importante não é a maneira de ensinar o futsal como algo competitivo e de rendimento e sim, que o aluno se interesse pela prática do esporte , e tenha prazer em estar nas aulas de Educação Física, já que o mesmo traz muitos benefícios à vida dos praticantes, e que comece a tratar isso como um habito em suas vidas.

    Metodologia: Foram feitas várias analises bibliográficas diante do determinado assunto, com outros artigos científicos, tendo em foco a questão de como professores devem ministrar as aulas e dar gosto e condições para os alunos que não praticam o esporte e muito menos vão as aulas de Educação Física.

    Resultados: Segundo as pesquisas realizadas pelo autor é provado que de fato os professores de Educação Física escolar poderão, com sabedoria e criatividade, fazer com que todos os alunos, sejam eles de sexo feminino ou masculino, magros ou gordos, habilidosos ou não habilidosos, apreciem a prática do futsal na escola, de tal forma que o professor saiba produzir um aula, respeitando a individualidade de cada um de seus alunos, e fazendo também com que as aulas não se tornem desgastantes e reprodutivas.

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  14. Artigo: 'A influência de diferentes estados emocionais no desempenho da prática de musculação.'
    Autores: Andrei Norie Ishimura, Afonso Antonio Machado, Felipe Abate Morgato, Gustavo Balbino, Elvio Sitolini Cano.
    Objetivos: Analisar alguns estados emocionais (raiva, atração física e ansiedade) e conseguir usá-los positivamente para estimular o desenvolvimento físico durante o treino de musculação. Observar o lado positivo dessas emoções e suas influências no treinamento.
    Metodologia: Foi aplicado um questionário com 5 perguntas sobre alguns aspectos emocionais dos participantes que eram alunos de musculação em uma academia na cidade de Rio Claro com faixa etária entre 16 e 46 anos e que praticassem musculação há pelo menos 6 meses. O questionário foi feito na própria academia, acompanhando o treino dos alunos.
    Resultados: Os praticantes que estavam acompanhados pelos profissionais da área e receberam estímulo algum estímulo emocional para o trabalho físico obtiveram variação positiva nos seus aspectos físicos. Os gráficos adquiridos através das respostas dos alunos mostraram que a ansiedade fica em primeiro lugar, seguida da atração sexual e logo após vem a raiva como potencializadores num treino de musculação.

    Maria Beatriz Medeiros Aguiar- 11312380

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  15. Leandresson Felipe Ricardo da Silva- 11312769

    Artigo:Educação Física meio de inclusão social de pessoas com deficiência.
    Autores: Magill,Cruz Rabelo, Carlos Roberto Jamil Cury.
    Objetivos:O presente artigo busca identificar a importância da atividade física,por meio de uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Maringá entre os anos de 2005 a 2007,na cidade de Maringá(PR).Esse estudo teve como principal objetivo quantificar o número de deficientes presentes na cidade fisicamente ativos, em academias ou em outros ambientes e também o de mostrar a evolução desses praticantes.
    Metodologia:Para se ter o resultado esperado, a Educação Física foi usada como ferramenta para o desenvolvimento sociocultural,morfofisiológico e psicológico.O programa uso como principal método de pratica a natação para pessoas com deficiência motoras e sensoriais,atletismo para pessoas com deficiência visual e a bocha adaptado para as pessoas com deficiência motora.
    Resultados:A pesquisa relatou que 22 academias foram analisadas,onde 14 apresentava praticantes.Entre as deficiências como física e mental, e audiovisual.O presente artigo também concluiu que pessoas com deficiências praticantes de alguma atividade física, demonstraram alguma evolução física em atividades rotineiras e relataram que as atividades de cunho lúdico lhe proporcionaram prazer,alegria e felicidades junto ao colega participante.


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  16. Artigo:A Controvérsia dos Agentes Ergogênicos: Estamos Subestimando os Efeitos Naturais da Atividade Física?

    Autor:Turibio Leite de Barros Neto.

    Objetivos: Analisar os tipos de agentes ergogênicos , que são divididos em três grupos os fisiológicos , os nutricionais e os farmacológicos. Explica as estratégias que os atletas usam para tomar esses recursos e como está sendo visto pelas pessoas. Analisa a diferença de rendimento com pacientes adultos com deficiência de GH.

    Metodologia :Onze pacientes adultos com deficiência de GH foram submetidos a um programa de doze semanas de exercícios com peso, sem reposição hormonal.

    Resultado:Ao final do programa, os pacientes apresentaram redução de gordura na região do tronco, apesar do programa ter sido restritivo a exercícios de força, não visando propriamente uma redução da massa gorda, e sim uma melhora da potência muscular. O programa promoveu uma melhora significativa na potência muscular, com sensível repercussão na melhora da qualidade de vida, sem promover aumento da massa muscular.

    Lucas Guimarães de Almeida 11312761

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  17. Artigo: O USO DE ESTEROIDES ANDROGÊNICOS ANABOLIZANTES NAS
    ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO DA ZONA SUL DE PORTO VELHO
    Autor: Levi Ferreira dos Santos
    Objetivos: a) verificar a incidência de usuários e ex-usuários de esteroides
    androgênicos anabolizantes;
    b) identificar os motivos que levam ou levaram os sujeitos à utilização dos
    esteroides androgênicos anabolizantes;
    c) verificar o conhecimento e a incidência de efeitos colaterais em
    decorrência do uso de esteroides androgênicos anabolizantes;
    d) identificar quais são ou foram os esteroides androgênicos anabolizantes
    mais utilizados pelos usuários e ex-usuários.
    Metodologia: O gênero dos praticantes de musculação que compuseram a amostra
    caracterizaram-se como 42 (84%) eram do sexo masculino, enquanto que 08 (16%) eram
    do sexo feminino
    Resultado: Nesse estudo verificou-se que de 50 praticantes de musculação nas
    academias da zona sul de Porto Velho, 06 o que corresponde a 12%, relataram que fazem
    ou já fizeram o uso de EAA, enquanto que 44 praticantes, o que corresponde a 88%, nunca
    utilizaram EAA, e a sua maior prevalência foi de pessoas que possuíam nível superior, dentre estes relataram que o principal
    motivo que levou os usuários a utilizarem essas substâncias foi o aumento da massa muscular.

    Ítalo Silva Valério - 11222388

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  18. ARTIGO: A permanência do tratamento em saúde mental no hospital psiquiátrico na lógica manicomial: relato de uma experiência.
    AUTOR: MORAES, Geofilho Ferreira.
    OBJETIVO: Proporcionar maior familiaridade com o problema; seu objetivo principal é o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições.
    METODOLOGIA: O método utilizado nesta pesquisa teve fins de estudo de práticas de intervenção desenvolvidas na lógica manicomial. Todos os procedimentos referentes ao método foram de caráter exploratório/qualitativo. A pesquisa exploratória é bastante flexível, possibilitando a consideração dos mais variados aspectos relativo ao fato estudado. Geralmente envolvem: levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências com o problema pesquisado; e análise de exemplos que “estimulem a compreensão”.
    RESULTADOS: A pesquisa deu visibilidade à falta de possibilidade das pessoas que estejam em sofrimento psíquico puderem exercer sua cidadania e indica a necessidade de que a política de saúde mental vigente seja acessível a todos os cidadãos.
    A critica feita no estudo é para que o tratamento terapêutico em saúde mental fosse realizado “no objetivo de enriquecer a existência global, complexa e concreta” dos usuários, que estes “sejam sujeitos ativos e não objetos na relação com a instituição.

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  19. ARTIGO: Aptidão física relacionada à saúde de idosos: influência da hidroginástica
    AUTOR: Roseane Victor Alves, Jorge Mota, Manoel da Cunha Costa e João Guilherme Bezerra Alves
    OBJETIVO: O artigo tem como objetivo de estudo verificar o efeito da prática de hidroginástica com base na aptidão física do idoso associado a saúde.
    METODOLOGIA: Foi realizado um ensaio controlado em 74 mulheres idosas, sem atividade física regular. Um grupo de 37 mulheres recebeu duas aulas semanais de hidroginástica durante 3 meses e outras 37 mulheres serviram como controle. A aptidão física foi avaliada através da bateria de testes de Rikli e Jones (1999), com avaliações de força e resistência de membros inferiores, força e resistência de membros superiores, flexão de membros superiores e inferiores, flexibilidade dos membros superiores e resistência aeróbica. Os grupos foram semelhantes em relação a idade, IMC, renda familiar e anos de escolaridade.
    RESULTADOS: Ao longo de 3 meses, foram acompanhadas 30 mulheres em cada grupo. Observou-se no grupo da hidroginástica um melhor desempenho em todos os pós-testes, quando comparados com os resultados do próprio grupo no pré-teste e com controle no pós-teste.

    Emily Alves Rufino 11312378

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  20. Washington Leandro da Silva 11312755

    Artigo: A importância do treinamento de força para idosos.
    Autor: Danilo Calado
    Pesquisa realizada na Escola Superior Madre Celeste - ESMAC
    Acadêmico do 4º semestre do curso de Educação Física.
    Docente da disciplina Fisiologia II.

    Objetivo:
    Rever o comparativo da relação entre o que as literaturas relatam com diferentes bibliografias obtidas, e a partir desse pressuposto subjugá-las sobre a importância do treinamento de força para idosos, incluindo os efeitos positivos para a melhora da qualidade de vida do cidadão com aptidão aos exercícios físicos durante o envelhecimento!

    Metodologia:
    A pesquisa possui característica de caráter quantitativa, uma vez que em relação ao quanto maior for a capacidade de treinamento de força,ou de manter a ativa as noções de atividades físicas; menor será as limitações físicas no indivíduo. Esse estudo é sustentado com base em análises obtidas no período de novembro a dezembro de 2008 nas bibliotecas da Escola Superior Madre Celeste(ESMAC), da universidade da Amazônia(UNAMA), bem como pesquisas realizadas na internet, através das bibliotecas virtuais: SCIENCEDIRECT, LILACS E SCIELO. utilizadas como palavras chaves: idosos, envelhecimento, atividade física, fortalecimento.

    Resultados:
    De acordo com a situação colocada em questão e que são atrelada a idade, especialmente o idoso; Nota-se uma influência bastante considerável quanto ao melhoramento na qualidade de vida do idoso, assim como também em vários aspectos tidos como desconforto conforme a idade se estende, sendo o surgimento das doenças e problemas do tipo: O estresse, a solidão, o sedentarismo, controle do diabetes, da artrite, do enfraquecimento ósseo, hipertensão arterial, das doenças cardíacas, o controle do colesterol assim como, o aumento do percentual de gordura e a diminuição da massa magra. visto que todas essas citações, é controlada a partir da realização do treinamento de força utilizadas de forma regular, almejando a necessidade do profissional para o acompanhamento e monitoramento das atividades físicas propostas a medida que se envelhece; de tal modo que esses dados não só serve para o idoso, mais também para os indivíduos de forma geral...ocorrendo desde da infância, ou desde que o cliente/paciente sinta a necessidade de aumentar a perspectiva de melhor qualidade de vida.

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  21. Título: Vigorexia e níveis de dependência de exercício em frequentadores de academias e fisiculturistas.
    Autores: Patrícia Tatiana Soler; Helder Miguel Fernandes; Vinicius Oliveira Damasceno; Jefferson Silva Novaes.
    Revista Brasileira de Medicina do Esporte
    Objetivos: Comparar os níveis de vigorexia e de dependência ao exercício entre frequentadores de academias e fisiculturistas; Relacionar as variáveis de prática de exercício físico (tempo de prática, frequência semanal e duração por sessão) com as dimensões de frequência de vigorexia e de dependência ao exercício; Comparar os níveis de vigorexia segundo grupos de dependência ao exercício (dependentes ou em risco, não dependente sintomático e não dependente assintomático).
    Metodologia: A amostra foi constituída por 151 frequentadores de academia (27,66 ± 6,54 anos e 27,56 ± 5,03 de IMC) e 25 fisiculturistas (30,80 ± 5,54 anos e 26,72 ± 4,24 de IMC), todos do sexo masculino. Os participantes responderam à Escala de Dependência ao Exercício e ao Inventário de Dismorfia Muscular. A análise estatística envolveu procedimentos de análise descritiva, normalidade univariada, comparativa e correlacional.
    Resultados: Os principais resultados evidenciaram não existir diferenças entre frequentadores de academias e fisiculturistas quanto aos níveis de vigorexia e de dependência ao exercício e que o grupo classificado como dependente ou em risco revela níveis médios superiores de vigorexia. Constatou-se que tanto nos fisiculturistas como nos frequentadores de academias, quanto maior o nível de vigorexia, maior o nível de dependência ao exercício, sendo essa correlação maior em fisiculturistas.

    Aline Barbosa Honor 11312797

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  22. ARTIGO: Dimensões ideológicas do debate público acerca da violência no futebol brasileiro
    AUTOR: Felipe Tavares Paes LOPES
    OBJETIVO: Responder a seguinte indagação: em que medida e como os discursos enunciados no atual debate público sobre a violência no futebol brasileiro acerca do torcedor vinculado a atos violentos podem ser considerados ideológicos, estabelecendo e sustentando relações de dominação?
    METODOLOGIA: A conceituação de ideologia de THOMPSON e a sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade.
    RESULTADOS: |Com base na análise realizada, é possível concluir que o referido debate adota uma narrativa que estigmatiza os torcedores vinculados a atos violentos e que essa narrativa atinge diretamente os torcedores organizadps, mantendo-os em uma situação de dominação.

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  23. ARTIGO: Evolução da pesquisa epidemiológica em atividade
    física no Brasil.
    AUTOR:Pedro Curi Hallal
    OBJETIVO: Descrever a evolução da pesquisa epidemiológica em atividade
    física no Brasil.
    MÉTODOS: Revisão sistemática da literatura, realizada em bases de dados
    eletrônicas (Medline/PubMed, Lilacs, Ovid, Science Direct, BioMed Central
    e High Wire), em periódicos nacionais não indexados, por busca específica
    por autores e contato com pesquisadores. A seleção dos artigos teve como
    critérios de inclusão: amostra representativa de alguma população definida;
    tamanho da amostra de pelo menos 500 indivíduos; coleta de dados realizada
    no Brasil; mensuração de atividade física e relato dos resultados com base
    nessa variável.
    RESULTADOS: Foram incluídos 42 estudos. O primeiro artigo foi publicado
    em 1990, observando-se tendência de aumento de publicações a partir de
    2000. Foi detectada disparidade regional nas publicações, com concentração
    de estudos nas regiões Sudeste e Sul. A maioria dos estudos (93%) utilizou
    questionários como instrumentos de pesquisa, cujos conteúdos variaram, assim
    como as definições operacionais de sedentarismo, dificultando a comparação
    dos resultados.

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  24. ARTIGO: Educação Física Escolar e Promoção da Qualidade de Vida.

    AUTOR: Thiago Miranda ( Graduado em Gestão de Clubes e Eventos Esportivos; Criador do Programa Família Saudável na Escola; Técnico da equipe de Futebol e Futsal Feminino da multinacional Natura; Representante Comercial FIT.PRO - Radical Fitness )

    OBJETIVO: Discutir e entender o que é, e como se atinge a qualidade de vida, e assim, inferir a Educação Física escolar como variável importante na promoção dessa qualidade, e por conseqüência, da saúde.

    METODOLOGIA: Este trabalho utilizou a metodologia da revisão de literatura, e utilizou para esse fim livros da área de Educação Física, Saúde Coletiva, Psicologia do Esporte e Nutrição, constantes do acervo da biblioteca do Centro Universitário Nove de Julho (Uninove), e da Universidade de São Paulo (USP). Foram utilizados também artigos científicos de internet, pesquisados através da biblioteca científica do Portal da Educação Física; dados estatísticos fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Instiuto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A coleta dos dados foi realizada durante o ano letivo de 2006 e inicio de 2007, compreendendo seus dois primeiros meses. Os autores citados na revisão bibliográfica trazem experiências estudas no Brasil e fora dele, desde a época de 50 até os dias atuais, sendo que o autor mais antigo, revisado neste trabalho, apresenta estudos de 1992.

    RESULTADOS: Esclareceu a relação da Educação Física escolar com a qualidade de vida e seus métodos de promoção, embora não seja, ainda, totalmente aplicada na realidade, ficando em muitos casos apenas na teoria, além do maior aprofundamento, difusão e aplicação feita pelos profissionais da educação escolar, como forma de prevenir a presença futura das doenças hipocinéticas, educando a sociedade em geral, para um estilo de vida mais ativo e longe dos fatores de riscos.

    Sávio Artur Oliveira Dos Santos - 11312757

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  25. Kênia Cabral - 1131275918 de fevereiro de 2014 às 23:22

    Título: Fadiga e esclerose múltipla
    Objetivo: definir quais as melhores escalas de auto-avaliação é melhor para se estudar a fadiga em pessoas portadoras de EM.
    Metodologia: A amostra foi de 15 adultos portadores de EM que foram submetidos a exames neurológicos, testes laboratoriais, e um mini teste de estado mental. Os participantes responderam um questionário sobre suas atividades diárias e o nível de fadiga em cada uma delas de acordo com algumas escalas.
    Resultados: A escala de severidade de fadiga e a escala de fadiga de Chalder permite avaliar de forma quantitativa e qualitativa a evolução da fadiga em pessoas com EM.

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  26. Artigo: Treinamento de força no meio aquático em mulheres jovens
    Autores: Andréia Silveira de Souza Bruno Mastrascusa Rodrigues Bianca Hirshammann Fabiane Inês Graef Carlos Leandro Tiggemann Luiz Fernando Martins Kruel
    Objetivos:O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de um treinamento de força no meio aquático (TFA) na força muscular de mulheres jovens saudaveis.
    Metodologia:A amostra do presente estudo foi composta por 20 mulheres com idade entre 18 e 32 anos, fisicamente aptas e aparentemente isentas de problemas de saúde. Nenhuma delas participou de um programa regular de atividade física nos seis meses anteriores ao período da pesquisa. A amostra foi dividida em dois grupos: grupo que realizou o treinamento de força aquático (GTF, n=13) e grupo controle (GC, n=7), que não realizou nenhuma atividade física regular durante
    o período da pesquisa. Todos os sujeitos receberam instruções sobre os procedimentos da pesquisa e assinaram o termo de consentimento.
    Resultados:Os resultados do presente estudo demonstraram que o TFA pode resultar em aumentos significativos na força muscular de mulheres jovens saudáveis, indicando que a resistência imposta pela água é suficiente para produzir melhoras na capacidade muscular.

    Yago Gondim Coutinho Freire - 11312749

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  27. Artigo: Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes.

    Objetivos: O artigo mostra uma revisão atualizada sobre as vantagens e desvantagens que o esporte e a atividade fisica causa para o crescimento da criança e do adolescente .

    Metodologia: Artigos científicos publicados nos últimos 20 anos abordando a associação de esportes e atividade física ao crescimento e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes foram pesquisados através dos bancos de dados Medline/PubMed e Lilacs/Bireme. Na pesquisa bibliográfica foram utilizados os seguintes unitermos em várias combinações: "sports", "exercice", "athlete", "child", "adolescent" e "bone mineralization"
    De um total de 252 artigos somente 48 preencheram os criterios de inclusão, foram excluidos da revisão aqueles que não relacionavam crianças ou adolescentes, que estavam em indiomas diferente do Portugues ( Exceto línguas inglesa ou espanhola ) e artigos sem resumos. Esses artigos foram selecionados pelos seus titulos e resumo.

    Resultados: O resultado foi mostrar a todos qual são os beneficios e riscos que traz a atividade fisica e esporte para crianças e adolescentes, alguns do beneficios notados foram a promoção do crescimento fisico, beneficio cardiovascular, Incremento da massa óssea e aumento da força e massa muscular, já os riscos notado foi que a criança e/ou adolescente possa ter lesões musculares, trauma, fratura, tendinite, disfunção mestrual. Tambem foi apresentado que as crianças e adolescentes pode ter alterações hormonais em situação de blanço energetico negativo, mas um dos melhores resultados conseguido atraves da pesquisa foi como deve ser recomendado a prática esportiva para essas crianças e adolescente, tais como, encorajar a criança a praticar a atividade com suas habilidades e interesses, prover condiçoes de excercicio seguras, evitar cargas elevadas sobre a coluna priorizar movimentos e habilidades naturais no lugar de excercicos elaborados,priorizar atividades aeróbicas em lugar das anaeróbicas, entre outras recomendações qu o profissional de Educação Fisica tem que saber e esta preparado para por em pratica nas aulas .

    ERICK RAYAN SILVA BURITI - 10922359

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  28. Título: Estudo sobre a fundamentação do modelo de periodização de Tudor Bompa do treinamento desportivo.
    Objetivo: Comparação entre o modelo de periodização estabelecido por Matveev e o de Bompa.
    Metodologia: Metanálise
    Resultados: O modelo mais tradicional de Matveev se torna mais eficiente mesmo assim precisa ser feito novos estudos com uma gama maior com modelos de periodização diferentes.

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  29. ARTIGO DE REVISÃO

    Título: Os Benefícios da Atividade Física para Adolescentes com Sobrepeso e Obesidade.

    Autores: Karine Fiuza de Barros; Danielle Fernanda de Souza e Mirela Lais Domingues

    Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo revisar a literatura científica sobre os benefícios da atividade física para adolescentes com sobrepeso e obesidade.

    Metodologia: O presente trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica. Para a elaboração do texto, foram selecionados artigos nacionais e internacionais retirados de bases de dados: Scielo e Lilacs; os artigos e livros apresentados foram publicados entre os anos de 1998 a 2010. Os termos-chave utlizados no idioma português foram: sobrepeso e obesidade na adolescência.

    Resultado: O presente estudo visou demostrar a influência da prática de exercícios físicos na relação da diminuição no sobrepeso e na obesidade de adolescente através de uma revisão de literatura.

    BARBOSA, J. P.G. Matrícula: 10922366

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  30. Autor: Silvia Teixeira de Pinho, Daniel Medeiros Alves, Pablo Juan Greco,
    José Francisco Gomes Schild

    Titulo: Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares

    Objetivo: A influência da aplicação de jogos situacionais, sobre os níveis de conhecimento tático processual em escolares, na modalidade de handebol.

    Resultados: Os resultados confirmaram que no grupo 1 houve uma melhoria no Conhecimento Tático Processual dos alunos em todos os parâmetros e no grupo 2 não apresentou melhora significativa em nenhum dos parâmetros analisados.

    (Artigo Completo: http://www.scielo.br/pdf/motriz/v16n3/a05v16n3.pdf )

    Iana Larissa da Silva Santos - 11222943

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