segunda-feira, 25 de novembro de 2013

6.0 LICENCIATURA (21-11-2013)

Qual o sentido de "corpo-próprio" empregado por Merleau-Ponty?
No prazo até o dia 28 de novembro

14 comentários:

  1. O "Corpo Próprio" não é apenas constituído de movimentos mecânicos, há os movimentos intencionais que dão as particularidades de cada pessoa. Esse "Corpo Próprio" não é aquele que estudamos na anatomia ou na fisiologia, com isso Merleau- Ponty quis definis as singularidades de cada ser !

    Gabriel Gomes Pereira Batista ( 11312467 )

    ResponderExcluir
  2. O corpo próprio empregado por Merleau-Ponty, é individual, ou seja , não é como nas disciplinas (anatomia,fisiologia) que nos mostra o corpo como uma coisa igual em todos, o diferencial do corpo próprio é justamente a capacidade de realizar movimentos que o diferencie dos outros de modo que o mesmo seja livre para fazer o que bem entender.

    jefferson thalles
    matricula: 1131 2481

    ResponderExcluir
  3. Nesse contexto de Merleau-Ponty, ele caracteriza o corpo próprio, como um corpo diferente do que as ciências explicam, mais de uma outra forma, onde de acordo com cada pessoa, e cada interação com diferentes tipos de objetos, tem seus movimentos próprios e principalmente a singularidade de cada ser.

    CARLOS FERNANDO 11012547

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Danielle Costa da Silva
    Matricula: 11312474

    O "Corpo Próprio" não é aquele que estudamos na anatomia nem muito menos na fisiologia, pois esse corpo serve como um total, o sentido de "corpo próprio" é um corpo único, individual. Esse corpo não é apenas constituído de movimentos mecânicos, há os movimentos intencionais que dão a singularidade de cada sujeito. De acordo com Merleau-Ponty ao contrario dos empiristas o corpo humano é visto como também sendo sujeito, tendo em vista que o sujeito é aquele que conhece o objeto.

    ResponderExcluir
  5. É a do corpo que se vive, em que ele não é apenas um objeto, e que nem todos os movimentos do corpo são só regidos pelas leis da física e da biologia, mas que também pode expressar movimentos intencionais e constitui-se sujeito por meio de tais movimentos, que cria em modo de ser no mundo que é indeterminado. Portanto ele é ao mesmo tempo objeto, submetido ás leis e sujeito construindo gestos expressivos que realizam movimentos intencionais, portanto livres.

    EDUARDA CRISTINA DA COSTA SILVA
    MATRICULA: 11312472

    ResponderExcluir
  6. o Corpo proprio é a diferença entre cada corpo seja na anatomia,fisiologia, psicologia etc.Seria individualiadade de um ser e não como são realizados muitas pesquisas utilizando um corpo padrão
    Hyago Soares Borges de Medeiros
    mat.11312476

    ResponderExcluir
  7. O corpo próprio empregado por Merleau-Ponty, é individual, ou seja , não é como nas disciplinas (anatomia,fisiologia) que nos mostra o corpo como uma coisa igual em todos, onde de acordo com cada pessoa, e cada interação com diferentes tipos de objetos, tem seus movimentos próprios e principalmente a singularidade de cada ser.
    Iranilson Chianca Aragão Junior 11312482

    ResponderExcluir
  8. É o sentido do ser individual, é o corpo com suas próprias características e peculiaridades que o diferencia dos demais e o caracteriza como sendo ele próprio. O sentido empregado por Merleau-Ponty foge dos conceitos apenas fisiologicos e anatomicos, que estudam o corpo como um padrão aplicados a todos os corpos.

    MARIA EMANUELLY OLIVEIRA DE MACEDO
    MATRÍCULA: 11312374

    ResponderExcluir
  9. Thiago Augusto da Silva Oliveira
    Matricula: 11312470
    "Corpo próprio" empregado por Merleau- Ponty é o corpo que cada um ser tem, não é como a anatomia, a fisiologia e outras ciencias que quando estudadas nos mostram um corpo padrão

    ResponderExcluir
  10. O corpo próprio é o corpo individual de cada um, independendo da anatomia ou fisiologia, em que todos os corpos são iguais. Cada corpo tem sua particularidade, seu estilo de vida, suas vontades.

    Neilson Firmino de Oliveira
    Matrícula: 11312051

    ResponderExcluir
  11. Para Merleau-Ponty o ser humano não é apenas um corpo qualquer com movimentos mecânicos singulares na qual vimos na anatomia e fisiologia e sim também um corpo pensante com movimentos intencionais tornando-se diferentes por meio de tais movimentos.

    Luanna Raphaella R. de Sousa
    Matrícula: 11312471

    ResponderExcluir
  12. WELLINGTON MELO 112226374 de dezembro de 2013 às 12:10

    De acordo com Merleau-Ponty ao contrario dos empiristas o corpo humano é visto como também sendo sujeito, tendo em vista que o sujeito é aquele que conhece o objeto. Esse corpo não é apenas constituído de movimentos mecânicos, há os movimentos intencionais que dão a singularidade de cada sujeito. O "Corpo Próprio" não é aquele que estudamos na anatomia nem muito menos na fisiologia, pois esse corpo serve como um total, o sentido é um corpo único, individual.

    ResponderExcluir
  13. O corpo próprio empregado por Merleau-Ponty, é individual, ou seja , não é como nas disciplinas (anatomia,fisiologia) que nos mostra o corpo como uma coisa igual em todos, onde de acordo com cada pessoa, e cada interação com diferentes tipos de objetos, tem seus movimentos próprios e principalmente a singularidade de cada ser.
    Caio Sérgio Ramalho Alves 11312903

    ResponderExcluir
  14. A experiência do corpo próprio desempenha, na filosofia de Merleau-Ponty, o papel de subversão das categorias da metafísica clássica entre sujeito e objeto. Mais especificamente, das antinomias cartesianas entre pensamento e extensão. Nesse sentido, existe-se como coisa ou como pensamento e, com isso, toda sorte de dicotomias herdadas dessa metafísica, sobretudo a grande dificuldade em articular o que é pura extensão, relações externas entre partes e processos objetivos do mundo físico, com a consciência, que é "inextensa", que parece não ocupar lugar algum, a despeito de sua articulação e dependência com os processos do mundo físico (o cérebro).
    JÔNATAS RANDOLPH DE LIMA DINIZ.
    MATRÍCULA: 11312475

    ResponderExcluir