quarta-feira, 2 de outubro de 2013

1.1 Questão BACHARELADO


 Toda intervenção no corpo deve ser cientifica para ser responsável?
  
Publicar no PRAZO até 8 de outubro de 2013.

35 comentários:

  1. Ianne Higino Carneiro (11312771)

    São os conhecimentos científicos que capacitam os profissionais para atuarem em suas respectivas áreas, este lema da medicina facilmente se aplica a área da Educação Física, tendo em vista que, assim como na medicina, ao lidar com a saúde das pessoas, trabalhamos com o que é vital e, portanto nada mais aconselhável, e porque não dizer imprescindível, que o conhecimento cientifico respaldado em estudo e pesquisa. Além de capacitar o agir sobre o corpo, o conhecimento cientifico também embasa as atitudes tomadas pelo profissional e o torna domador do conhecimento. É fato que a prática também traz o conhecimento, porém esta sem a supervisão da literatura cientifica, poderá culminar em desastre, e como já apontado anteriormente, ao lidar com o corpo e saúde do mesmo, não podem acontecer erros ou equívocos, afinal estes poderão deixar prejuízos irreparáveis.

    ResponderExcluir
  2. Camila Alice Jordao Lyra (11312766):

    O conhecimento científico lida com fatos, ocorrências. Ou seja, é experimentado e provado através da prática. Então é necessário que se haja sim o conhecimento cientifico numa aplicação prática no corpo. Já que estamos tratando da saúde das pessoas, e qualquer erro pode ocasionar grandes problemas futuros. Embora, sabemos que na educação física, novas proposições e desenvolvimento de técnicas podem reformular toda uma teoria já existente, já que se trata do corpo humano, então é tudo bastante complexo, e cada corpo pode dar uma resposta diferente. Mas deve ter tal embasamento, no qual este qualifica e capacita o profissional, dando-lhe tal responsabilidade sobre a aplicação de uma prática no corpo humano.

    ResponderExcluir
  3. Hortencia Guedes Barbosa (11312070)

    Ano após ano os avanços na pesquisa científica tem se expandido, tornando o tipo de conhecimento aí adquirido o discurso de maior respaldo em inúmeros segmentos da vida social, um desses campos é a atuação profissional. Passamos da época em que apenas a vivência cotidiana de determinada atividade, a experiência acerca desta, era o fator mais importante (não que hoje não seja algo válido), para que um profissional fosse respeitado; atualmente um dos fatores mais relevantes para o êxito profissional, além da experiência, é uma boa qualificação, adquirida por meio do aparato científico voltado especificamente para a forma de contribuição oferecida pelas inúmeras profissões.
    O educador físico está inserido no bloco dos profissionais da área de saúde, exercendo importante papel no que diz respeito ao movimento de prevenção de doenças e manutenção de um estilo de vida saudável. Além disso, sua atuação na esfera da cultura corporal pode trabalhar para além dessa ótica, com o treinamento em jogo, lutas, dança, esporte e ginástica sob o viés do rendimento, da competição. Diante disso, é imprescindível que este, tal como todos que exerçam atividades que intervém no corpo, estejam de posse de fundamentos científicos que alicercem de forma sólida sua atuação, tendo em vista o fato de que trabalhar nessa perspectiva é lidar com vidas, histórias, pessoas; o que torna o intervir sobre o corpo uma prática de grande responsabilidade, que requer a compreensão deste sobre suas diversas variáveis, enredadas em um conjunto chamado ciência, que possibilite um aumento de qualidade e uma maior segurança na execução do serviço prestado pelo interventor.

    ResponderExcluir
  4. É necessário obter o conhecimento científico para que assim tenha a responsabilidade de intervir no corpo humano, pois o mesmo requer e precisa de muita atenção nas suas determinadas respotas ao executar qualquer tipo de exercicío, e é necessário que o profissional busque saber quais tipos de exercicíos pode ser feito naquela determinada pessoa, pois o corpo de cada pessoa reage de um modo diferente, na qual ele irá se responsabilizar no exercicío que esta passando, em que ele deve procura assim saber se a pessoa tem algum tipo de problema cardiovascular ou respiratório entre outros, e que um profissional da area do problema possa estudar e passe todos os tipos de exames feitos para o educador físico sendo assim o mesmo irá passar o exercicío correto que fassa bem a pessoa , é preciso sim, que o profissional busque saber sobre as reações de cada um dos seus praticantes, pois caso isso não aconteça o mesmo estará colocando riscos futuro para a saúde da pessoa que praticar o exercicío de forma errada ou por não ser o adequado. Felipe Lira de Almeida Matrícula: 11312828 Educação Física Bacharelado Período: 2

    ResponderExcluir
  5. Tendo em vista que lidar com o corpo humano requer grande responsabilidade, a ciência dá o poder para intervir neste de forma conveniente, com procedimentos adequados e bem estudados, levando em consideração a situação apresentada.

    ResponderExcluir
  6. Na Minha Opinião Toda Intervenção no Corpo Deve ser Totalmente Cientifica Pois o Corpo Humano Pode ser Denominado Como uma Maquina e Como Tal Deve ser Tratada Com Muito Cuidado e Só Deve ser Alterada Passando Por Procedimentos Seguros e já Estudados!,Aluno: Herberson de Sousa Barbosa Matricula:11112814

    ResponderExcluir
  7. Paloma de Araújo Cruz (11312246)
    O conhecimento científico é indispensável para a realização de uma intervenção corporal inteiramente responsável, pois através de uma base científica, o profissional pode comprovar que sua intervenção tem fundamento, não sendo uma atitude irresponsável, e sim com base em experimentos científicos que dão autoridade ao profissional para que ele possa agir no corpo com segurança.

    ResponderExcluir
  8. Ítalo Silva Valério ( 11222388)
    Por lidar com o corpo os estudos científicos são indispensáveis , para que haja um respeito e responsabilidade nas suas aplicações com os seus alunos ou pacientes, a pratica claro que nos fornece algum embasamento, porém a falta desse conhecimento cientifico pode ser nocivo, pois erros que mínimos que sejam poder se torna gigantesco a longo prazo e desta forma nós da Educação Física temos que agir sempre baseados no conhecimento científico sempre visando o melhor ao outro.

    ResponderExcluir
  9. José Caetano dos Santos Júnior (11312765)

    O conhecimento científico possui autoridade o suficiente para ser considerado a verdade sob determinados pontos de vista, uma intervenção qualquer no corpo humano deve ser feita com o devido conhecimento, para que não hajam riscos e se obtenha o resultado esperado. Portanto, disciplinas como: fisiologia, cinesiologia, anatomia e outras que permitem o aprofundamento do conhecimento do corpo, são fundamentais para garantir a autoridade do profissional de saúde. Tendo em vista essas coisas, a ciência é sim a pratica de conhecimento mais responsável para qualquer intervenção no corpo.

    ResponderExcluir
  10. Sim, toda intervenção no corpo necessita de um embasamento científico porque o corpo humano é uma máquina potente, porém, se torna frágil se utilizada de forma inadequada. Ele é completamente adaptável às situações, porém, pode não resistir a algumas delas por muito tempo. Por isso, a base do entendimento sobre o seu funcionamento e a busca por mais conhecimento é que garantirá segurança para trabalhar com esse corpo e também, buscar novas maneiras de adaptá-lo para melhores resultados, afinal de contas, das suposições e questionamentos é que derivam as grandes descobertas e o avanço científico.
    Aline Barbosa Honor (11312797)

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião a expressão "ser responsável" apresentada na pergunta é um pouco forte, porque quando vista de um outro ângulo ela pode sim " ser responsável" sem ter nenhuma base científica, por exemplo: Um bom professor de uma Arte Marcial e um professor de dança, eles podem não ter embasamento científico do corpo, mas podem sim serem "responsáveis" o suficiente para intervir corretamente em outro corpo. Claro que se uníssimos a qualidade desse tipo de profissional com aquele que possui um base e um vasto conhecimento científico teríamos um profissional completo.
    Leandresson Felipe Ricardo da Silva( 11312769)

    ResponderExcluir
  12. Bem, considerando ser científica como ter base científica, ou seja, ter o conhecimento como base e ser teoricamente testada e aprovada, acredito na veracidade dessa afirmação. Intervir no corpo, sem dúvidas requer responsabilidade e essa responsabilidade ao meu ver é tida como um amparo, digo, toda intervenção deve estar amparada no conhecimento para ser aceita, justificada. O poder do conhecimento concede autonomia às intervenções no corpo, sejam elas teóricas ou práticas. Embasar cientificamente traz o tom de responsabilidade à intervenção, como na práxis pedagógica há uma ligação no processo teórico-prático e no processo conhecimento-intervenção.

    Maria Beatriz, 11312380

    ResponderExcluir
  13. É através do conhecimento científico e das práticas que nós da área da Educação Física adquirimos nossos conhecimentos e experiências para intervir em corpo, com responsabilidade e ética.

    ResponderExcluir
  14. Kênia Cabral 113127597 de outubro de 2013 às 11:23

    A educação física é uma aréa que se lida diretamente com a manutenção, reabilitação e prevenção da saúde do ser. Para que se interfira de maneira responsável é necessário que se tenha conhecimento sobre o corpo, como ele funciona, como agir em determinadas situações e como prevenir determinados acidentes. O conhecimento prático também é importante, pois com a vivência se aprende bastante, mas a utilização desse sem o acompanhamento do conhecimento científico pode causar sérios acidentes, e não se pode errar quando se está lidando com a vida do outro.

    ResponderExcluir
  15. 1- Sim. Pois para que seja cientifica deve haver estudos que comprovem uma determinada maneira de como prosseguir e assim oferecer segurança a quem está sendo exporto a tal. Porque a todo momento é criada um exercício/atividade para que seja adequado ao corpo humano e suas demais necessidades, isso implica dizer que é necessário que se faça um estudo prévio e que se tenha um conhecimento fisiológico do corpo humano para que se de origem a uma novo exercício/atividade.
    Emily Alves Rufino (11312378)

    ResponderExcluir
  16. Sim.Pois já passamos pela fase da tentativa e erro,existem base de dados que devemos consultar para tornar qualquer intervenção segura e responsável. Aluna:Tainah Pessoa(11312767)

    ResponderExcluir
  17. Sim. Creio que que as intervenções no corpo são sempre de grande impacto ao mesmo e por isso quanto mais nos embasamos em estudos cientificos mas vamos esta seguros, pois até mesmo tendo base cientifica ainda corremos o risco de estarmos completamente errados. Lucas Lima de Almeida ; Matricula:11122628

    ResponderExcluir
  18. No meu ver existem várias formas de intervenção no corpo humano , como citou meu colega Leandresson, uma aula de dança, ou um exercício que não exiga uma necesssidade tão grande de conhecimentos científicos , também são formas de intervenção ...
    Mas se o termo "intervir " citado na pergunta refere-se a intervenções de forma que envolva diretamente a saúde de alguém , acredito que Sim ! Pois para atuar na área de saúde, e intervir no corpo humano dessa maneira, e de forma responsável, é fundamental o conhecimento científico, pois só ele nos condiciona a ter a capacidade de executar tal coisa de forma correta , tendo em vista que qualquer intervenção no corpo que envolva algo vital a saúde, acompanhada de despreparo do profissional ou da falta desse conhecimento do mesmo, pode trazer imediatamente ou futuramente desde resultados não esperados à danos graves ou até irreparáveis. Portanto apenas com a certeza, a segurança e o respaldo dados pelo conhecimento científico, que estariamos sendo responsáveis ao intervir no corpo humano de tal forma !

    Aluno : Sávio Artur Oliveira Dos Santos - N°da Matrícula : 11312757

    ResponderExcluir
  19. Na minha opinião, para se mexer com algo ou fazer alguma coisa bem feita, tem que haver todo um conhecimento sobre o assunto. E com o nosso corpo não é diferente. O nosso corpo é uma "máquina" muito difícil de se trabalhar, pois em cada corpo há um sistema muito complexo que reage e responde de um jeito diferente. Sendo assim, não há possibilidade de haver uma intervenção responsável no corpo se não existe o entendimento de como todo ele funciona.

    Filipe Soares de Sousa. - Matricula [11312874]

    ResponderExcluir
  20. Do meu ponto de vista sim, acredito que como alguns colegas já citaram anteriormente,já que para agir de forma responsável deve-se ter um conhecimento sobre determinado assunto para que assim se alcance determinado resultado em sua ação. Já que cada individuo tem uma forma de diferente viver, então esse conhecimento cíentifico é o que vai trazer a adequação a uma devida intervenção. Alex De Souza Lira (11312760)

    ResponderExcluir
  21. Sim. São por meios de conhecimentos, práticas e habilidades pré-adquiridos ao longo da vida acadêmica que um profissional da saúde se habilita a de maneira coerente: analisar, interpretar e planejar meios de intervenção ao corpo, agindo desde então sobre as bases científicas para alcançar o máximo que determinado organismo possa proporciona-lo e/ou oferecê-lo.

    André Teixeira de Mendonça (11312753)

    ResponderExcluir
  22. De certa forma sim, mais não se deve generalizar. Sabemos que para ser considerado como Ciência qualquer estudo derivado de um fenômeno ou fato especifico, é preciso que seja capaz de explicar, predizer e controlar a situação, Só assim podemos identificar como uma intervenção segura e responsável. E se tratando da educação física o assunto é mais complicado no tocante das definições, uma vez que em indeterminadas situações como em diferentes religiões e culturas, povos e países. Esses aspectos precisam ser analisados criteriosamente, e isso necessita indiscutivelmente de conhecimentos, métodos e anteparos disponíveis para que o profissional possa aplicar e observar o desempenho de suas atividades, Durante á pratica dos exercícios. No entanto a outra parte que não precisa ser cientifica para ser responsável é uma orientação informal que o profissional possa passar sem que haja um embasamento cientifico; como no caso” não se pode conseguir algo sem que não se sacrifique um”, ou seja, sem exercitar-se não tem como obter uma boa forma corporal de tal maneira que se o sujeito opinar por uma série desordenada de exercícios poderá participar de uma série de complicações e impedimentos de algumas funções antes desenvolvida sem problemas e depois ilimitada as condições de representação e irregularidade, infrações, e impossibilidade de execução por desconhecimento das técnicas aplicáveis a cada episódio. Por isso á de se pensar muito a respeito desses estudos e avaliar bem o que estão falando por ai.

    Washington Leandro da Silva (11312755)

    ResponderExcluir
  23. Com certeza, na nossa área trabalhamos diretamente com a saúde, prevenção de doenças e para trabalhar com o corpo humano que é uma máquina tão complexa é necessário ter a ciência como base. Ainda mais, por saber que cada corpo tem seus problemas, dificuldades e teremos que nos adaptar a cada um, a cada objetivo. Claro que com a experiência podemos tomar decisões, intervenções diferentes, porém sempre tendo os conhecimentos no caso científicos consigo, além de todos os outros adquiridos com os estudos.

    Antônio José Da Silva neto - (11312768)

    ResponderExcluir
  24. Thiago de Freitas Carneiro (11312754)

    Durante muitos séculos, as intervenções no corpo humano estiveram revestidas de caráter religioso e mágico, atribuindo-se aos desígnios de Deus a saúde e a morte. Nesse contexto, minimizando a responsabilidade dos profissionais de saúde, que apenas participava de um ritual, talvez útil, mas dependente exclusivamente da vontade divina. Atualmente, por outro lado, o fantástico desenvolvimento da ciência determinou o aumento dos recursos postos à disposição deste profissional; com eles, cresceram as oportunidades de ação e, consequentemente, os riscos. A eficácia é o que caracteriza a Medicina moderna, a tal ponto que o médico, os biologista contemporâneos e demais profissionais de saúde não se contentam somente em prevenir ou tratar as doenças, mas se propõem a superar a deficiência de uma função natural, substituir esta função ou modificar características naturais do sujeito. No que tange o campo do direito, vemos que uma intervenção no corpo de uma forma irresponsável e que fosse do campo científico, pode trazer danos aos pacientes. O pressuposto da responsabilidade é o dano (toda ofensa a bens ou interesses alheios protegidos pela ordem jurídica), que pode ser patrimonial, de natureza material ou econômica, refletindo-se no patrimônio do lesado, ou extrapatrimonial, relativo a valores de ordem espiritual. O mesmo fato pode gerar as duas responsabilidades, que são cumuláveis. A ofensa à pessoa pode trazer prejuízos de variada natureza, (a) provocando morte, doenças, incapacidades orgânicas ou funcionais; (b) gerando consequências de ordem psíquica, sexual ou social; (c) frustrando o projeto de vida da vítima. Tais danos podem afetar, conforme sua natureza, tanto o paciente como os seus familiares. Então, todo saber científico é testado e tem como peça basilar as pesquisas e estudos na área. Logo, para termos uma intervenção no corpo de forma responsável e séria, esta deve ser baseada no saber científico. Caso contrário, voltaríamos a época em que tudo era divino e resolvido pela mágica.

    ResponderExcluir
  25. 1- Acredito que sim, pois ter uma base cientifica significa ser dotado de conhecimentos que lhe darão capacidade e autonomia suficiente para intervir de uma maneira responsável no corpo, contribuindo para um melhor desempenho físico e beneficiando a saúde do ser humano.

    Matricula: 11312751

    ResponderExcluir
  26. Iana Larissa da Silva Santos (11222943)
    Sim, porque quando se trata de saúde, é necessário que haja certeza de bons resultados, e resultados obtidos com conhecimento cientifico precisaram ser testados para que fossem aprovados como cientifico, então para que o trabalho no corpo seja feito com responsabilidade é preciso que se tenha adquirido o conhecimento necessario, e através da ciencia nós temos esse conhecimento que nos permite ter os resultados desejados.

    ResponderExcluir
  27. Yago Gondim Coutinho Freire (11312749)
    Creio que se um profissional for fazer intervenção corporal, o mínimo que se espera é que exista um conhecimento fisiológico por trás de tal atitude.Pois assim, pode se fazer uma intervenção com mais segurança e certeza de um resultado.Mesmo um prático, que aplica um treinamento com base em suas experiências, chega ao ponto que não evolui e começa a sentir a necessidade de um acompanhamento fisiológico.

    ResponderExcluir
  28. ENVIADO POR E-MAIL jessicaxavier89@gmail.com NA DATA 7 DE OUTUBRO (NO PRAZO)
    Aluna: Bárbara Caroline da S. Vidal - 11222371

    Respostas:
    1.
    A Educação Física é uma tecnologia do conhecimento cientifico, pois resulta em uma série de relações, que se renova e completa cada vez mais com o passar do tempo, porque o conhecimento cientifico lida com ocorrências e fatos, assim sendo real, como o corpo que passa por grandes modificações e intervenções.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns TODOS até o momento postaram no PRAZO de seria até o dia 8 DE OUTUBRO

    ResponderExcluir
  30. Sim , pois só vamos estar sendo responsáveis , se fizermos qualquer intervenção no corpo de alguém, baseados em estudos e em conhecimentos científicos específicos quanto a isso , o que vai nos dar a capacidade de estarmos preparados para executar tal coisa, da devida maneira , com segurança e responsabilidade !

    Erick Rayan Silva Buriti - 10922359

    ResponderExcluir
  31. Para um profissional da nossa área intervir no corpo de outra pessoa, tem que existir um conhecimento fisiológico e anatômico , para que tenha um melhor resultado e diminuir as chances de que aconteça uma lesão.

    Lucas Guimarães de Almeida 11312761

    ResponderExcluir
  32. Como nem toda intervenção no corpo é cientifica e isso não retira o caráter da intervenção de ser responsável ou não. O conhecimento científico diminui bastante a ocorrência de erros em intervenções, mas não é indicativo de que não haverá possibilidade de erro. Pois, o corpo humano é de fato complexo e cada individuo tem a suas particularidades devido a diversos aspectos. Assim, temos que o conhecimento cientifico é mais responsável por dominar uma série de variáveis que devem ser observados no corpo, mas esse fato não caracteriza uma intervenção não cientifica de não ser responsável.

    Marcelo dos Santos Medeiros 11212526

    ResponderExcluir
  33. Quando descoberto algo em nossa natureza, tinhamos como analise o senso comum, pois não podíamos nos basear em muitas afirmações, com o passar do tempo foram gerando dúvidas e assim iniciadas novas pesquisas em cima daquilo qual já possui um conhecimento para a sociedade, para com,provar se era realmente será de utilidade em nossa área, devemos ter um conhecimento científico pois sempre iremos trabalhar com o corpo, devemos entender suas funções fisiológicas, biomecânica, entre outras áreas para podermos trablhar sem que haja algo prejudicial

    ResponderExcluir
  34. Para lidar com o corpo humano, devemos sempre ter um cuidado maior e tratar com muita responsabilidade todos nossos atos. Temos que buscar sempre novos conceitos, procedimentos para alcançar bons resultados. Bianca Aryadne Muniz de Melo . mat 11225236

    ResponderExcluir
  35. Sim. Pois trabalhamos com a saúde do corpo, se os estudos científicos e o conhecimento não forem pontos importantes, todo o trabalho seria sem base. Ainda mais por saber que cada corpo é uma particularidade, cada um com problemas, dificuldades, necessidades, e teremos que nos adequar a cada um, cada objetivo.

    ResponderExcluir