quinta-feira, 24 de outubro de 2013

2.1. Questão BACHARELADO (22- 10- 2013)

2.1 Qual o sentido conferido à ideia de que o ser humano sairam da verga? 

POSTAR ATÉ DIA 29 DE OUTUBRO

37 comentários:

  1. Hortencia Guedes Barbosa (11312070)

    Na perspectiva da abordagem trabalhada no texto usa-se a analogia referindo-se ao fato de que o ser humano saiu do campo instintivo, do natural, para apropriar-se do cultural. Ele passa, segundo essa ideia, de uma posição de dependência, obediência estrita, para uma de desobediência, de anseio por posicionar-se segundo suas próprias experimentações.

    ResponderExcluir
  2. Com base na abordagem que vem sendo estudada, a ideia de que o homem vem-se distanciando de sua verga, é algo visto constantemente já que, o mesmo tem ideias diferentes, pensamentos e cada vez mais tendo fuga do seu instinto natural, esquecendo assim o paradigma que deveria ser seguido desde seus primordiais. Felipe Lira De Almeida Matrícula: 11312828

    ResponderExcluir
  3. Da forma que vem sendo estudado o sair da verga, trata-se do ser humano ter optado por seguir seu próprio caminho, desta forma tentando enxergar novos caminhos para trilhar.
    Italo SIlva Valério - 11222388

    ResponderExcluir
  4. Acredito que sair da verga no nosso contexto de estudo, trata-se do momento da decisão de não nadar mais com a corrente. Desviar-se permitindo alcançar outros meios de descoberta. Ou seja, a partir daí abrem-se novos horizontes de visão, fora da linha antes obedecida, que levaram o ser humano a conhecer-se e descobrir-se melhor.
    Maria Beatriz Medeiros Aguiar- 11312380

    ResponderExcluir
  5. De acordo com o que foi estudado o sentido seria o de fuga do que já vinha sendo imposto. Como foi falado no caso da caverna onde se viam apenas sombras até o momento que saíram dela e seguiram o caminho diferente, decidido por si próprio.
    Antônio José Da Silva Neto - 11312768

    ResponderExcluir
  6. Tendo em vista o que discutimos durante a aula passada seria um sentido de buscar suas próprias respostas ao invés de seguir aquilo que lhe foi imposto por outra pessoa, e assim alcançar novos horizontes através dessa independência. Alex de Souza Lira - 11312760

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. De acordo com o que foi estudado no texto e discutido em sala de aula, quando falamos em sair da verga, significa que cada ser humano tem decisões proprias, gostos proprios, preferencias proprias, na qual é praticamente impossível que se mantenha intacto ao campo cultural e social, e siga-se apenas o instinto. No qual sua vivencia e experiencias começam a falar mais alto que a "lei" dos homens e ate mesmo de Deus. Fazendo com que a curiosidade e a vontade de sentir-se auto independente tornem-se mais fortes. É por isso que ele sai da "verga", desvia do caminho traçado.

    Camila Alice Jordão Lyra 11312766

    ResponderExcluir
  9. Sair da verga implica dizer que o ser humano saiu do seu estado primitivo (animal), ou seja ele parou de obedecer a sua natureza instintiva e passou a viver no mundo com uma perspectiva diferente, onde ele era capaz não só de driblar a natureza como também usa-la ao seu favor dessa formar saiu da condição de dominado para dominador.

    Oziel silva mat:11312751

    ResponderExcluir
  10. Conforme o que foi observado no texto, ele nos mostra o sentido no qual o homem, enquanto " animal primitivo" busca uma única direção e objetivo, as vezes guiado ou comandado por outras pessoas .Quando ele afirma que o "homem saiu da verga" ele demonstra que o mesmo se tornou um ser pensante e capaz de mudar seu próprio destino e sua própria vida. Assim podemos dizer que o homem deixou a época da escuridão e embarcou numa sociedade "clara e pensante".
    Leandresson Felipe Ricardo da Silva- 11312769

    ResponderExcluir
  11. Ianne Higino Carneiro (11312771)

    Ao levar-se em consideração o que é abordado no texto que nos levou a atual abordagem, o fato do homem ter saído da verga, traz a idéia do homem que deixa de considerar apenas os seus instintos para apegar-se a razão, ou seja, não lhe é suficiente aquilo que é natural, a razão e os conhecimentos adquiridos possuem importante papel na tomada de decisão.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Do que vemos no texto, o homem em seu estado primitivo já está direcionado a um certo objetivo, pela sua natureza e seus instintos. O termo "saída da verga" nos mostra a idéia de que o homem parou de obedecer seus instintos naturais e começou a seguir seus próprios pensamentos, com perspectivas diferentes, tendo o controle sobre suas decisões e caminhos que serão tomados. Como disse o colega anteriormente "saiu da condição de dominado para dominador".

    Iana Larissa da Silva Santos (11222943)

    ResponderExcluir
  14. Kênia Cabral 1131275928 de outubro de 2013 às 22:31

    O homem sair da verga é quando ele para de levar em consideração seus instintos primitivos para seguir a razão, parando de obedecer aquilo que era imposto e começando a ter seus próprios pensamentos, opiniões próprias, novos objetivos, novas perspectivas, novos horizontes. Assim, seus instintos não são mais o suficiente e por isso ele vai atrás de algo mais, e os conhecimentos adquiridos fazem com que ele tenha controle sobre si mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Desde o princípio ao negligenciar o caminho proposto pelo próprio Deus, vemos que o ser humano tem consigo uma natureza susceptível ao que é errado; e busca em seus anseios ao sair desta verga, trilhar novos caminhos agradáveis aos seus olhos.

    ResponderExcluir
  16. Com o passar dos tempos o homem deixou o seu lado primitivo de lado e começou a seguir seus objetivos, seu pontos de vista, isso fez com que ele criasse sua identidade, se encaixasse num grupo que pensam e agem do mesmo modo que ele.
    Emily Alves Rufino 11312378
    Emily Alves Rufino 11312378

    ResponderExcluir
  17. O ser humano é transformador por natureza, seus instintos o levam a um patamar elevado em detrimento aos demais seres vivos. Ele pensa e transforma sua realidade para se beneficiar. A curiosidade também é um traço marcante que pode ter conferido a saída da verga pelo ser humano. Em síntese, o sentido conferido à saída da verga é o desvio da trajetória normal da humanidade desde a época pré-histórica até os dias atuais.

    Thiago de Freitas Carneiro. Mat. 11312754

    ResponderExcluir
  18. O Ser Humano Saiu Da Verga Pelo Simples Mais Porém Muito Importante Fato De Que Deixaram De Trilhar uma Caminho Que já Estava Estabelecido Para Criar Seu Próprio Caminho e Tomar Suas Propiás Decisões

    Herberson de Sousa Barbosa. Mat. 11112814

    ResponderExcluir
  19. Baseado no texto estudado,sair da verga faz referência a sair do estado de obediência,do caminho já predestinado,saída esta causada pela sua curiosidade,busca por novos conhecimentos visando sua independência.

    Tainah Pessoa S. Lima. Mat. 11312767

    ResponderExcluir
  20. De acordo o que foi debatido em sala , o ser humano é curioso por natureza e isso o leva a descobrir novas maneiras de se adaptar ao ambiente, saindo do seu caminho e buscando cada vez mais usar a natureza ao seu favor!

    Lucas Guimarães de Alemida 11312761

    ResponderExcluir
  21. De acordo, com o que foi debatido em sala de aula.
    O ser humano saiu do campo instintivo,do natural, ou seja, saiu do caminho já traçado, para conhecer novos caminhos, pois sua curiosidade fez com que o levasse a descobrir novos conhecimentos, a si adaptar com outros horizontes.
    E assim, deixar de seguir referências já postas, para seguir seu próprio entendimento, sua própria decisão.

    BÁRBARA CAROLINE DA S. VIDAL 11222371

    ResponderExcluir
  22. O autor faz referência a um trilho seguido por animais. Com isso ele dá a entender que o ser humano já não age apenas por instintos, mas busca através da obtenção de conhecimento dominar a natureza e exercer controle sobre ela.

    José Caetano dos Santos Júnior [11312765]

    ResponderExcluir
  23. O texto refere-se a mundança do modo de agir e pensar do ser humano, que passou a agir e pensar racionalmente de maneira própria, que saiu de um caminho pré-determinado para buscar seus próprios caminhos, passando assim a agir e pensar sob influência de suas próprias experiências, deixando de ser um ser, exclusivamente instintivo.

    Sávio Artur Oliveira Dos Santos - 11312757

    ResponderExcluir
  24. Essa questão traz à tona a discussão do que realmente está pré estabelecido, que o ser humano é está constantemente tentado à sair da verga, do caminho sugerido, caminho esse que não diz respeito aos seus instintos e sim ao que traz sentido à vida em sociedade. Acredito que trilhar outros caminhos seja uma tendência do ser humano em meio à sua evolução. Aline Barbosa Honor 11312797

    ResponderExcluir
  25. O Texto fala que como o ser humao agia por instinto e não questionava o que a eles era naturalmente determinado, e com essa saida da verga passou a questionar o que acontecia e a buscar conhecimento para assumir o controle sobre a natureza, agindo com a razão e pensando de forma própria e não por instinto.

    Erick Rayan Silva Buriti 10922359

    ResponderExcluir
  26. Matrícula: 11312753

    Acerca do debatido em aula, o Ser humano “sai da verga” a partir do momento que começa á buscar e pensar Ciência se desviando de um caminho primitivo para almejar novos “rumos”, obter suas próprias respostas através de suas próprias experiências.

    ResponderExcluir
  27. A ideia conferida equivale a de que o homem abriu o olhos e sua ótica percebe a possibilidade de alterar o seu antigo habitat. Dessa forma há uma comunicação com o conhecimento que possivelmente habilita-o á fazer pesquisas e construir artefatos capazes de modificar sua forma de vida; “antes reduzida ao não desprendimento de certos costumes, ou sem o conhecimentos de outros existentes e diferentes nas sociedades”.

    Washington Leandro de Silva (11312755).

    ResponderExcluir
  28. A ideia de que o ser humano vem saindo da verga, significa uma fuga de um caminho já traçado para a espécie, passando a não se limitar apenas aos instintos, e sim adquirindo a curiosidade, que fez com que surgissem dúvidas e a necessidade de se ter uma resposta.

    Yago Gondim Coutinho Freire : 11312749

    ResponderExcluir
  29. Com base no texto estudado, o homem vem-se afastando a cada dia da verga e dos seus instintos, isso vem acontecendo constantemente por que novas ideias e pensamentos diferentes vão surgindo todos os dias. 10922366

    ResponderExcluir
  30. Em entendimento mostra a necessidade em que o ser humano deixa de viver preso naquele pensamento igual e passa a observar tudo com outros olhos, a vontade de conhecer experimentar novas sensações ate agora não vividas sem andar com o grupo e sim mostrando que cada um tem um pensamento e vontade. 11325640 Marcelo

    ResponderExcluir
  31. Acredito que o homem a cada dia que passa desde sempre vai se distanciando de sua verga. Pode ser pra evoluir ou não. Mas desde a história de adão e eva como foi citado na aula isso vem acontecendo. O homem vem buscando novos conhecimentos e novos horizontes, e acho que isso é necessário para evolução humana.

    Filipe Soares de Sousa. 11312874

    ResponderExcluir
  32. Temos que segundo FENSTERSEIFER, o ser humano é um animal que saiu da Vega por ser um animal racional, que é capaz de dominar seus instintos e é capaz de adaptasse e produzir seu sustento do suor de seu trabalho.

    Marcelo dos Santos Medeiros 11212526

    ResponderExcluir
  33. Paloma Cruz - 11312246
    Com o "sair da verga" o ser humano passou a ter suas próprias decisões e seguir suas próprias vontades, deixando de lado seus instintos naturais e se espelhando na razão para ter suas próprias respostas.

    ResponderExcluir
  34. Quando quando se diz que o ser humano "saiu da verga" é referente a que ele nao segue mais a sua natureza de forma "bruta", ele nao tem mais sua natureza animal pura. Ele detém de cultura, costumes e experiências adiquiridas durante uma vida cheias de experiências que vão moldando o ser por inteiro.

    Lucas lima de Almeida - 11122628

    ResponderExcluir
  35. O ser humano saio da verga pelo fato que o mesmo precisou ser curioso e procurou maneiras de se adaptar a diversas situações. Ele tem capacidade de pensar por si próprio e assim ser dono de seus atos. BIANCA ARYADNE MUNIZ DE MELO. MAT 11225236

    ResponderExcluir
  36. Vem dar o sentido que o ser humano saiu do campo instintivo, passa a posicionar-se diante de situações e criar suas próprias experiências.

    ResponderExcluir