A Educação Física de fato é uma área do conhecimento totalmente ligada a manutenção, reabilitação ou prevenção da saúde do corpo e enquadra-se perfeitamente em uma tecnologia de intervenção, ela atua diretamente sobre o corpo, mas contudo, também contribui para o bem estar da mente e porque não dizer, do bem estar social daquele que é praticante de toda e qualquer atividade física, ou seja, além do aspecto cientifico voltado para a manutenção, reabilitação ou prevenção da saúde do corpo, o conhecimento cientifico da natureza mental e antropológica que envolve aquele com quem se trabalha enquanto profissional de educação física, faz toda diferença, logo, destaca-se a abrangência do conhecimento cientifico que envolve toda tecnologia de intervenção que será aplicada pelo educador físico.
A educação física é uma área bastante prática, e é através dessa prática que se deriva um conhecimento científico, e, na minha opinião, não o contrário disto. Visto que são os testes práticos experimentais e a avaliação de seus resultados que derivam os conceitos científicos que utilizamos nessa prática, no qual está em constante mudança.
Segundo o dicionário “Aurélio” ciência seria o “ conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. (Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio,[...]).”. Logo, a ciência se apropria de certa prática, de certo objeto para desenvolver um pensamento relativo acerca deste, tentando inovar, criar coisas novas a partir de algo pré-existente, testar, tornar válido ou não os pensamentos já existentes acerca deste. A Educação Física enquanto prática é um desses objetos que despertaram o olhar dos pesquisadores, que a partir de dados cotidianos buscaram desenvolver pensamentos que pudessem fundamentar essa prática, atribuir a ela certo grau de verdade; produzir conceitos que solidificassem a atuação interventora dessa prática sobre o corpo com respaldo da pesquisa científica. O respeito atribuído pela sociedade ao que a ciência produz torna necessária a busca por inovações nos conhecimentos, fazendo vir à tona a necessidade constante de pesquisar para desenvolver uma prática cada vez mais responsável e respeitada.
Para se obter um conhecimento científico é necessário faser analises,experimentações,testes enfim, e é exatamente isso que a Educação Física fas com o corpo, a mesma busca saber até onde o corpo de cada individuo aguenta, ou qual tipo de pratica é adequada para a determinada pessoa, ou seja, para que tenha uma intervenção do conhecimento científico é preciso saber qual o tipo de ocasião e como a ciência pode explicar, é fato que a ciência vem evoluindo constantemente mais junto a ela os tipos de exercicíos tbm estão sendo modificados para que se adeque aos mais diferentes tipos de situações e é claro que para ser aplicada a intervenção da ciência deve se ter muitas pesquisas, muitos testes, para que a pratica junto a evolução da ciência caminhe juntos e obter cada vez mais resultados positivos. Felipe Lira de Almeida Matrícula: 11312828 Educação Física Bacharelado Período: 2
A Educação Física é a Ferramenta Certa Pra Qualquer Intervenção no Corpo Humano Pois Tudo Nela é Com Base Cientifica Tudo já Foi Profundamente Estudado De Maneira Que Nada poderá Falhar Se For Feito Como a Educação Física Manda! , Aluno: Herberson de Sousa Barbosa Matricula 11112814
Paloma de Araújo Cruz (11312246) A Educação Física é sim uma tecnologia que deriva do conhecimento científico. Ela está intimamente ligada ao corpo humano,sua manutenção e prevenção da saúde. Pensando na prática de exercícios, por exemplo, é de responsabilidade da Educação Física estudar e fundamentar corretamente essas práticas, o que já coloca essa área em um processo de investigação e pesquisas. A ciência é um empreendimento que se faz necessária a investigação do homem e do mundo que o cerca, buscando inovações científicas. Nesse sentido as contribuições da Educação Física são de grande importância.
Com a pratica é que se deriva o conhecimento científico com os estudos e pesquisas afim de buscar o melhor entendimento e a Educação Física está unindo isso, usando de suas metodologias praticas ao embasamento científico para afim de propiciar resultados cada vez melhores na sua pratica .
Embora o conhecimento científico, atualmente, seja um dos pilares fundamentais da educação física, ela não é uma tecnologia derivada apenas de tal conhecimento. As ciência humanas, da natureza e outras utilizadas para apropriação do conhecimento da educação física, trabalham em sincronia com o senso comum, as tradições a as práticas de cultura corporal da sociedade, para a formação de um conhecimento completo e crítico.
Acredito que a educação física tornou-se uma tecnologia de intervenção através dos experimentos práticos, pela observação das mudanças ocorridas no corpo pela execução de certos movimentos, pelas adaptações à que ele é capaz de promover. A partir disto, muitas pesquisas começaram a serem feitas e testes realizados para comprovar ou não a eficiência de das práticas, para comprovar as técnicas e a partir daí, promover melhorias e transformar a educação física numa grande ciência. Aline Barbosa Honor (11312797)
Sem dúvida porque é através dessa área que tomamos conhecimento de quanto é amplo a ciência que trabalha o corpo humano. A Educação Física pode ser vista e entendida de várias formas e por diversa áreas do conhecimento seja ela social, filosófico ou biológico, assim usamos a união dessas tecnologias para formar o conceito do que realmente é a Educação Física. E cabe a nós educadores físicos identificarmos qual é a nossa área e utilizar o conhecimento como estrutura para sua realização. Leandresson Felipe Ricardo da Silva (113127690)
A afirmação está correta, poisa educação física é composta de muitos valores tidos como conhecimento científico. Mas acredito que não seja apenas isso, podemos complementar citando a cultura. É derivando-se do conhecimento científico que a educação física dá suporte às suas intervenções e também às suas pesquisas e inovações na área. A conciliação desse conhecimento científico com as intervenções práticas da educação física é o que faz crescer a ideia do funcionamento e da colaboração para a manutenção da saúde, a prevenção de doenças e outros fins relacionados à área.
Portanto, não considero a Educação Física uma tecnologia, e sim, uma área que utiliza dos meios tecnológicos e dos conhecimentos científicos para prevenção da saúde, qualidade e estilo de vida. A Educação Física através das pesquisas e de das práticas de atividade física, vem mostrando um grande avanço na prevenção de doenças e na promoção da saúde.
A educação física é de fato uma tecnologia de intervenção que deriva de conhecimentos científicos para melhorar a prática de atividade física para pessoas que possuam algum tipo de limitação, ou se enquadrem em grupos especiais (hipertensos, diabéticos, portadores de vírus, entre outros), ou mesmo de pessoas saudáveis que desejem resultados diferenciados, mas para isso foi necessária uma observação da prática cotidiana de exercícios por pessoas saudáveis, cuja análise gerou curiosidade para saber qual seria o resultado de um mesmo exercício em pessoas especiais, ou qual seria um método mais eficaz para se obter determinado resultado, e cada vez mais uma necessidade da reciclagem desses métodos.
Atualmente a Educação Física é uma ferramenta de promoção e manutenção da saúde e qualidade de vida, ajudando a medicina na prevenção de doenças oriundas da idade e da vida sedentária promovida pelo trabalho. Está dia após dia se aprofundando no conhecimento científico para ajudar nas necessidades relacionadas ao estilo de vida do presente século.
A Educação Física é uma tecnologia derivada do conhecimento cientifico,visto que,a prescrição de exercícios deve ser baseada em evidencias cientificas para mair segurança de quem o executa,e hoje em dia é vasto tal conhecimento,dando respaldo a atividades praticadas mesmo antes das produções cientificas. Aluna:Tainah Pessoa (11312767)
Apesar de hoje em dia a Educação Física ser uma ciência que cresceu muito em relação a seriedade dos estudos e com os grandes aumentos tecnológicos que permitem um estudo mais aprofundado das pesquisas, a Educação Física ainda se usa muito do senso comum e das "modinhas" que insiste em ser muito utilizadas hoje em dia. Lucas Lima de Almeida ; Matricula:11122628
O conhecimento científico mais aprofundado veio para aperfeiçoar ainda mais a educação física. A EF é uma área que está, e sempre estará em constante alterações, sempre surgindo novas tecnologias e diferentes formas de trabalha-la. Mas falar que a EF é derivada do conhecimento científico pode ser relativo, pois há elementos da EF que existem desde os primórdios. Como: correr, saltar, agachar, todos movimentos em geral. Mas depois que a EF passou a ser olhada com um olhar científico, passou a ser uma área mais trabalhada e específica.
Creio que sim , mas é apenas DERIVADA , pois a educação Física é tão abragente que também se utiliza de conhecimentos sociais,naturais e gerais de caráter não científico , conhecimentos esses, que são muito relevantes e porque não dizer corretos ?! Já quando a educação física foca diretamente em intervenções no corpo humano ,passa a partir daí a necessitar diretamente do conhecimento científico para que tudo seja feito de forma acertada e com o respaldo dado por esse conhecimento. Portanto a Educação Física está sim muito ligada ao conhecimentos científico, mas não se limita apenas a ele , sendo assim uma tecnologia apenas DERIVADA do mesmo.
Aluno: Sávio Artur Oliveira Dos santos - N° da Matrícula: 11312757
A educação física vem cada vez mais se desenvolvendo devido aos conhecimentos científicos, porém ela está interligada diretamente a diversos tipos de conhecimentos, que juntamente ao científico só vem a trazer o melhor desenvolvimento para a educação física.Mais para responder a esta questão muitos afirmariam que sim e outros que não, isso depende do ponto de vista de cada um, do meu modo de ver sim, ela deriva do conhecimento científico, mais também tendo em conjunto mais tipos de conhecimentos da educação física, e essa união de conhecimentos e o que vem a trazer o sucesso desta área. Alex de Souza Lira (11312760)
Sim. A cultura corporal é uma área que constantemente vem se modificando e modernizando com o passar do tempo, os estudos relacionados a esse campo estão alcançando resultados cada vez mais exatos e específicos, potencializando meios para obtenção de fins cada vez mais específicos.
Não sei se a palavra seria derivada, acredito que a ligação é imensa exemplo disso é o alto número de pesquisas atualmente sendo feitas. Até como já foi dito diria que os conhecimentos científicos derivam da educação física, levando em conta que a partir de exercícios, movimentos levando em conta seus resultados há uma adaptação e constantes mudanças de conceitos.
Sim. pois o conhecimento é indispensável seja lá qual for a área, curso ou tecnologia desenvolvida a base de estudos. A Educação física é um estudo desenvolvido para descrever os movimentos corporais assim como mapear as áreas do corpo que precisam ser trabalhadas a partir do conforto proporcionado por cada exercício. Dessa forma a Educação física analisa uma série de movimentos quantitativos e qualitativos para compensar a necessidade de cada mecanismo corporal.
A Educação Física é uma área de constante elaboração de conhecimento e de participação fundamental na área científica, tendo em foco os estudos de aplicação ao movimento humano nas mais diferentes formas. Assim a Educação Física tem formação generalista, crítica, fundamentada no rigor científico, e na reflexão filosófica.
Se tivéssemos trabalhando com uma forma limitada de saber científico a resposta seria não, no entanto este termo é muito abrangente. Para melhor embasar este comentário, primeiramente deveríamos entender o que é ciência. Em sentido amplo e diversificado, ciência (do latim scientia, traduzido por conhecimento), refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. “A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona.” A etimologia da palavra ciência vem do latim scientia (conhecimento), o mesmo do verbo scire (saber) que designa a origem da faculdade mental do conhecimento. Esta acepção do termo se encontra, por exemplo, na expressão de François Rabelais: "Ciência sem consciência arruína a alma". Ele se referia assim a uma noção filosófica (o conhecimento puro, a acepção "de saber"), que em seguida se tornou uma noção religiosa, sob a influência do cristianismo: "A ciência instruída" referia-se então ao conhecimento dos religiosos, da exegese e das escritas, parafraseando a teologia. A raiz "ciência" reencontra-se em outros termos tais como "a consciência" (etimologicamente, com o conhecimento), "presciência" (o conhecimento do futuro), "onisciência" (o conhecimento de tudo). Portanto, a educação física se encaixa perfeitamente no campo cientifico, derivando assim desde conhecimento.
Não. A Educação Física é uma tecnologia de intervenção sim, mas não deriva de conhecimento cientifico. Na minha opinião, acontece justamente o contrário, pois precisamos da pratica para os resultados certos, para que, justamente o conhecimento cientifico seja aprimorado.
Com certeza, acho que a ciência já conseguiu esclarecer muitas duvidas e vem conseguindo até hoje. Dessa forma a educação física passa a ser uma tecnologia derivada do conhecimento cientifico pois foi através deste q a mesma surgiu e hoje tem como objetivo usar estes conhecimentos para beneficiar o ser humano através de atividades fisicas.
Yago Gondim Coutinho Freire (11312749) Acredito que não, pois a educação física teve início 100% prática, e o conhecimento cientifico começou a ter espaço por justamente tentar entender o que se passava no movimento humano num instante x, por que um determinado treinamento resulta em um efeito e em outro se tem um resultado completamente diferente. E hoje, o conhecimento científico é imprescindível para que se tenha uma constante evolução de desempenho, e que se aprenda cada vez mais da fisiologia do movimento humano.
ENVIANDO POR E-MAIL jessicaxavier89@gmail.com DATA DO ENVIO 7 DE OUTUBRO (NO PRAZO)
Aluna: Bárbara Caroline da S. Vidal - 11222371
Resposta: Que para todo e qualquer fim que haja com o corpo é preciso conhecimento concreto, para que se possa ocorrer com sucesso, pois toda ação tem sua reação e isso precisa ser com responsabilidade, porque todavia o corpo é uma máquina.
É sim, pois é baseada no conhecimento que a Educação Física atua, e na questão relacionada diretamente ao funcionamento e estrutura do corpo e resultados de atividades no mesmo principalmente, é fundamental o conhecimento cientifico , pois a ciência nos da a capacidade de atuar de forma correta, potencializando e garantindo os resultados desejados !
Sim , pois qualquer área que um profissional de educação física for trabalhar vai ter que ter um conhecimento científico ,que foi passado para ele através de estudos para que se evite problemas no corpo , como hipertensão arterial , lesões , problemas no coração, entre outros e em outros momentos para melhorar o rendimento de atletas.
A educação física é um campo da ciência qual trabalha com o corpo humano, pois sempre estaremos em processo de atualização para manter um conhecimento mais certo a cada dia que se passa .
A educação física para se firmar como uma ciência utiliza-se de conhecimento cientifico e a aplica na realidade. Desta forma podemos dizer que a educação física deriva do conhecimento cientifico pelo fato de intervir na realidade com aplicação do que é comprovado em pesquisas.
A educação física é um campo amplo que utiliza as ciências para o conhecimento maia profundo do corpo. Só assim terá sucesso em suas práticas. BIANCA ARYADNE MUNIZ DE MELO. MAT:11225236
Ianne Higino Carneiro (11312771)
ResponderExcluirA Educação Física de fato é uma área do conhecimento totalmente ligada a manutenção, reabilitação ou prevenção da saúde do corpo e enquadra-se perfeitamente em uma tecnologia de intervenção, ela atua diretamente sobre o corpo, mas contudo, também contribui para o bem estar da mente e porque não dizer, do bem estar social daquele que é praticante de toda e qualquer atividade física, ou seja, além do aspecto cientifico voltado para a manutenção, reabilitação ou prevenção da saúde do corpo, o conhecimento cientifico da natureza mental e antropológica que envolve aquele com quem se trabalha enquanto profissional de educação física, faz toda diferença, logo, destaca-se a abrangência do conhecimento cientifico que envolve toda tecnologia de intervenção que será aplicada pelo educador físico.
Camila Alice Jordão Lyra (11312766)
ResponderExcluirA educação física é uma área bastante prática, e é através dessa prática que se deriva um conhecimento científico, e, na minha opinião, não o contrário disto. Visto que são os testes práticos experimentais e a avaliação de seus resultados que derivam os conceitos científicos que utilizamos nessa prática, no qual está em constante mudança.
Hortencia Guedes Barbosa (11312070)
ResponderExcluirSegundo o dicionário “Aurélio” ciência seria o “ conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. (Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio,[...]).”. Logo, a ciência se apropria de certa prática, de certo objeto para desenvolver um pensamento relativo acerca deste, tentando inovar, criar coisas novas a partir de algo pré-existente, testar, tornar válido ou não os pensamentos já existentes acerca deste. A Educação Física enquanto prática é um desses objetos que despertaram o olhar dos pesquisadores, que a partir de dados cotidianos buscaram desenvolver pensamentos que pudessem fundamentar essa prática, atribuir a ela certo grau de verdade; produzir conceitos que solidificassem a atuação interventora dessa prática sobre o corpo com respaldo da pesquisa científica. O respeito atribuído pela sociedade ao que a ciência produz torna necessária a busca por inovações nos conhecimentos, fazendo vir à tona a necessidade constante de pesquisar para desenvolver uma prática cada vez mais responsável e respeitada.
Para se obter um conhecimento científico é necessário faser analises,experimentações,testes enfim, e é exatamente isso que a Educação Física fas com o corpo, a mesma busca saber até onde o corpo de cada individuo aguenta, ou qual tipo de pratica é adequada para a determinada pessoa, ou seja, para que tenha uma intervenção do conhecimento científico é preciso saber qual o tipo de ocasião e como a ciência pode explicar, é fato que a ciência vem evoluindo constantemente mais junto a ela os tipos de exercicíos tbm estão sendo modificados para que se adeque aos mais diferentes tipos de situações e é claro que para ser aplicada a intervenção da ciência deve se ter muitas pesquisas, muitos testes, para que a pratica junto a evolução da ciência caminhe juntos e obter cada vez mais resultados positivos. Felipe Lira de Almeida Matrícula: 11312828 Educação Física Bacharelado Período: 2
ResponderExcluirA Educação Física é a Ferramenta Certa Pra Qualquer Intervenção no Corpo Humano Pois Tudo Nela é Com Base Cientifica Tudo já Foi Profundamente Estudado De Maneira Que Nada poderá Falhar Se For Feito Como a Educação Física Manda! , Aluno: Herberson de Sousa Barbosa Matricula 11112814
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPaloma de Araújo Cruz (11312246)
ResponderExcluirA Educação Física é sim uma tecnologia que deriva do conhecimento científico. Ela está intimamente ligada ao corpo humano,sua manutenção e prevenção da saúde. Pensando na prática de exercícios, por exemplo, é de responsabilidade da Educação Física estudar e fundamentar corretamente essas práticas, o que já coloca essa área em um processo de investigação e pesquisas. A ciência é um empreendimento que se faz necessária a investigação do homem e do mundo que o cerca, buscando inovações científicas. Nesse sentido as contribuições da Educação Física são de grande importância.
Ítalo Silva Valério (11222388)
ResponderExcluirCom a pratica é que se deriva o conhecimento científico com os estudos e pesquisas afim de buscar o melhor entendimento e a Educação Física está unindo isso, usando de suas metodologias praticas ao embasamento científico para afim de propiciar resultados cada vez melhores na sua pratica .
José Caetano dos Santos Júnior (11312765)
ResponderExcluirEmbora o conhecimento científico, atualmente, seja um dos pilares fundamentais da educação física, ela não é uma tecnologia derivada apenas de tal conhecimento. As ciência humanas, da natureza e outras utilizadas para apropriação do conhecimento da educação física, trabalham em sincronia com o senso comum, as tradições a as práticas de cultura corporal da sociedade, para a formação de um conhecimento completo e crítico.
Acredito que a educação física tornou-se uma tecnologia de intervenção através dos experimentos práticos, pela observação das mudanças ocorridas no corpo pela execução de certos movimentos, pelas adaptações à que ele é capaz de promover. A partir disto, muitas pesquisas começaram a serem feitas e testes realizados para comprovar ou não a eficiência de das práticas, para comprovar as técnicas e a partir daí, promover melhorias e transformar a educação física numa grande ciência.
ResponderExcluirAline Barbosa Honor (11312797)
Sem dúvida porque é através dessa área que tomamos conhecimento de quanto é amplo a ciência que trabalha o corpo humano. A Educação Física pode ser vista e entendida de várias formas e por diversa áreas do conhecimento seja ela social, filosófico ou biológico, assim usamos a união dessas tecnologias para formar o conceito do que realmente é a Educação Física. E cabe a nós educadores físicos identificarmos qual é a nossa área e utilizar o conhecimento como estrutura para sua realização.
ResponderExcluirLeandresson Felipe Ricardo da Silva (113127690)
A afirmação está correta, poisa educação física é composta de muitos valores tidos como conhecimento científico. Mas acredito que não seja apenas isso, podemos complementar citando a cultura. É derivando-se do conhecimento científico que a educação física dá suporte às suas intervenções e também às suas pesquisas e inovações na área. A conciliação desse conhecimento científico com as intervenções práticas da educação física é o que faz crescer a ideia do funcionamento e da colaboração para a manutenção da saúde, a prevenção de doenças e outros fins relacionados à área.
ResponderExcluirMaria Beatriz, 11312380
Portanto, não considero a Educação Física uma tecnologia, e sim, uma área que utiliza dos meios tecnológicos e dos conhecimentos científicos para prevenção da saúde, qualidade e estilo de vida. A Educação Física através das pesquisas e de das práticas de atividade física, vem mostrando um grande avanço na prevenção de doenças e na promoção da saúde.
ResponderExcluirJosé Paulo Gomes Barbosa, Mat.: 10922366
A educação física é de fato uma tecnologia de intervenção que deriva de conhecimentos científicos para melhorar a prática de atividade física para pessoas que possuam algum tipo de limitação, ou se enquadrem em grupos especiais (hipertensos, diabéticos, portadores de vírus, entre outros), ou mesmo de pessoas saudáveis que desejem resultados diferenciados, mas para isso foi necessária uma observação da prática cotidiana de exercícios por pessoas saudáveis, cuja análise gerou curiosidade para saber qual seria o resultado de um mesmo exercício em pessoas especiais, ou qual seria um método mais eficaz para se obter determinado resultado, e cada vez mais uma necessidade da reciclagem desses métodos.
ResponderExcluirAtualmente a Educação Física é uma ferramenta de promoção e manutenção da saúde e qualidade de vida, ajudando a medicina na prevenção de doenças oriundas da idade e da vida sedentária promovida pelo trabalho. Está dia após dia se aprofundando no conhecimento científico para ajudar nas necessidades relacionadas ao estilo de vida do presente século.
ResponderExcluirA Educação Física é uma tecnologia derivada do conhecimento cientifico,visto que,a prescrição de exercícios deve ser baseada em evidencias cientificas para mair segurança de quem o executa,e hoje em dia é vasto tal conhecimento,dando respaldo a atividades praticadas mesmo antes das produções cientificas. Aluna:Tainah Pessoa (11312767)
ResponderExcluirApesar de hoje em dia a Educação Física ser uma ciência que cresceu muito em relação a seriedade dos estudos e com os grandes aumentos tecnológicos que permitem um estudo mais aprofundado das pesquisas, a Educação Física ainda se usa muito do senso comum e das "modinhas" que insiste em ser muito utilizadas hoje em dia.
ResponderExcluirLucas Lima de Almeida ; Matricula:11122628
O conhecimento científico mais aprofundado veio para aperfeiçoar ainda mais a educação física. A EF é uma área que está, e sempre estará em constante alterações, sempre surgindo novas tecnologias e diferentes formas de trabalha-la. Mas falar que a EF é derivada do conhecimento científico pode ser relativo, pois há elementos da EF que existem desde os primórdios. Como: correr, saltar, agachar, todos movimentos em geral. Mas depois que a EF passou a ser olhada com um olhar científico, passou a ser uma área mais trabalhada e específica.
ResponderExcluirFilipe Soares de Sousa. - Matrícula [11312874]
Creio que sim , mas é apenas DERIVADA , pois a educação Física é tão abragente que também se utiliza de conhecimentos sociais,naturais e gerais de caráter não científico , conhecimentos esses, que são muito relevantes e porque não dizer corretos ?!
ResponderExcluirJá quando a educação física foca diretamente em intervenções no corpo humano ,passa a partir daí a necessitar diretamente do conhecimento científico para que tudo seja feito de forma acertada e com o respaldo dado por esse conhecimento.
Portanto a Educação Física está sim muito ligada ao conhecimentos científico, mas não se limita apenas a ele , sendo assim uma tecnologia apenas DERIVADA do mesmo.
Aluno: Sávio Artur Oliveira Dos santos - N° da Matrícula: 11312757
A educação física vem cada vez mais se desenvolvendo devido aos conhecimentos científicos, porém ela está interligada diretamente a diversos tipos de conhecimentos, que juntamente ao científico só vem a trazer o melhor desenvolvimento para a educação física.Mais para responder a esta questão muitos afirmariam que sim e outros que não, isso depende do ponto de vista de cada um, do meu modo de ver sim, ela deriva do conhecimento científico, mais também tendo em conjunto mais tipos de conhecimentos da educação física, e essa união de conhecimentos e o que vem a trazer o sucesso desta área. Alex de Souza Lira (11312760)
ResponderExcluirSim. A cultura corporal é uma área que constantemente vem se modificando e modernizando com o passar do tempo, os estudos relacionados a esse campo estão alcançando resultados cada vez mais exatos e específicos, potencializando meios para obtenção de fins cada vez mais específicos.
ResponderExcluirAndré Teixeira de Mendonça (11312753)
Não sei se a palavra seria derivada, acredito que a ligação é imensa exemplo disso é o alto número de pesquisas atualmente sendo feitas. Até como já foi dito diria que os conhecimentos científicos derivam da educação física, levando em conta que a partir de exercícios, movimentos levando em conta seus resultados há uma adaptação e constantes mudanças de conceitos.
ResponderExcluirAntônio José Da Silva neto (11312768)
Sim. pois o conhecimento é indispensável seja lá qual for a área, curso ou tecnologia desenvolvida a base de estudos. A Educação física é um estudo desenvolvido para descrever os movimentos corporais assim como mapear as áreas do corpo que precisam ser trabalhadas a partir do conforto proporcionado por cada exercício. Dessa forma a Educação física analisa uma série de movimentos quantitativos e qualitativos para compensar a necessidade de cada mecanismo corporal.
ResponderExcluirWashington Leandro da Silva (11312755)
A Educação Física é uma área de constante elaboração de conhecimento e de participação fundamental na área científica, tendo em foco os estudos de aplicação ao movimento humano nas mais diferentes formas. Assim a Educação Física tem formação generalista, crítica, fundamentada no rigor científico, e na reflexão filosófica.
ResponderExcluirThiago de Freitas Carneiro (11312754)
ResponderExcluirSe tivéssemos trabalhando com uma forma limitada de saber científico a resposta seria não, no entanto este termo é muito abrangente. Para melhor embasar este comentário, primeiramente deveríamos entender o que é ciência. Em sentido amplo e diversificado, ciência (do latim scientia, traduzido por conhecimento), refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. “A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona.” A etimologia da palavra ciência vem do latim scientia (conhecimento), o mesmo do verbo scire (saber) que designa a origem da faculdade mental do conhecimento. Esta acepção do termo se encontra, por exemplo, na expressão de François Rabelais: "Ciência sem consciência arruína a alma". Ele se referia assim a uma noção filosófica (o conhecimento puro, a acepção "de saber"), que em seguida se tornou uma noção religiosa, sob a influência do cristianismo: "A ciência instruída" referia-se então ao conhecimento dos religiosos, da exegese e das escritas, parafraseando a teologia. A raiz "ciência" reencontra-se em outros termos tais como "a consciência" (etimologicamente, com o conhecimento), "presciência" (o conhecimento do futuro), "onisciência" (o conhecimento de tudo). Portanto, a educação física se encaixa perfeitamente no campo cientifico, derivando assim desde conhecimento.
Não.
ResponderExcluirA Educação Física é uma tecnologia de intervenção sim, mas não deriva de conhecimento cientifico. Na minha opinião, acontece justamente o contrário, pois precisamos da pratica para os resultados certos, para que, justamente o conhecimento cientifico seja aprimorado.
Com certeza, acho que a ciência já conseguiu esclarecer muitas duvidas e vem conseguindo até hoje. Dessa forma a educação física passa a ser uma tecnologia derivada do conhecimento cientifico pois foi através deste q a mesma surgiu e hoje tem como objetivo usar estes conhecimentos para beneficiar o ser humano através de atividades fisicas.
ResponderExcluirmatricula: 11312751
Yago Gondim Coutinho Freire (11312749)
ResponderExcluirAcredito que não, pois a educação física teve início 100% prática, e o conhecimento cientifico começou a ter espaço por justamente tentar entender o que se passava no movimento humano num instante x, por que um determinado treinamento resulta em um efeito e em outro se tem um resultado completamente diferente. E hoje, o conhecimento científico é imprescindível para que se tenha uma constante evolução de desempenho, e que se aprenda cada vez mais da fisiologia do movimento humano.
ENVIANDO POR E-MAIL jessicaxavier89@gmail.com DATA DO ENVIO 7 DE OUTUBRO (NO PRAZO)
ResponderExcluirAluna: Bárbara Caroline da S. Vidal - 11222371
Resposta:
Que para todo e qualquer fim que haja com o corpo é preciso conhecimento concreto, para que se possa ocorrer com sucesso, pois toda ação tem sua reação e isso precisa ser com responsabilidade, porque todavia o corpo é uma máquina.
Parabéns a TODOS que postaram no PRAZO (8 DE OUTUBRO)
ResponderExcluirÉ sim, pois é baseada no conhecimento que a Educação Física atua, e na questão relacionada diretamente ao funcionamento e estrutura do corpo e resultados de atividades no mesmo principalmente, é fundamental o conhecimento cientifico , pois a ciência nos da a capacidade de atuar de forma correta, potencializando e garantindo os resultados desejados !
ResponderExcluirErick Rayan Silva Buriti - 10922359
Sim , pois qualquer área que um profissional de educação física for trabalhar vai ter que ter um conhecimento científico ,que foi passado para ele através de estudos para que se evite problemas no corpo , como hipertensão arterial , lesões , problemas no coração, entre outros e em outros momentos para melhorar o rendimento de atletas.
ResponderExcluirLucas Guimarães de Almeida 11312761
A educação física é um campo da ciência qual trabalha com o corpo humano, pois sempre estaremos em processo de atualização para manter um conhecimento mais certo a cada dia que se passa .
ResponderExcluirA educação física para se firmar como uma ciência utiliza-se de conhecimento cientifico e a aplica na realidade. Desta forma podemos dizer que a educação física deriva do conhecimento cientifico pelo fato de intervir na realidade com aplicação do que é comprovado em pesquisas.
ResponderExcluirA educação física é um campo amplo que utiliza as ciências para o conhecimento maia profundo do corpo. Só assim terá sucesso em suas práticas. BIANCA ARYADNE MUNIZ DE MELO. MAT:11225236
ResponderExcluir