sexta-feira, 22 de novembro de 2013

4.2. BACHARELADO (19/11/2013)

Qual o sentido de "corpo-próprio" empregado por Merleau-Ponty?
No prazo até o dia 26 de novembro

31 comentários:

  1. Paloma Cruz - 11312246
    Para Ponty "corpo próprio" é o corpo individual que cada um vive e suas singularidades.Para ele o corpo humano não realiza apenas movimentos mecânicos, mas também movimentos intencionais, livres e indeterminados que constituem a particularidade de cada indivíduo.

    ResponderExcluir
  2. Kênia Cabral 1131275925 de novembro de 2013 às 14:04

    Segundo Merleau-Ponty, o conceito de corpo próprio é o corpo que cada ser reside com suas especificidades, é o corpo de cada indivíduo. O corpo próprio não é apenas um ser mecânico com movimentos programados, ele também existe com movimentos livres e improvisados, e isto é o que determina a individualidade a personalidade de cada pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Ianne Higino Carneiro (11312771)

    Para Ponty o sentido de “corpo-próprio” versa sobre o fato do corpo por nós habitado não ser um mero reprodutor de fórmulas e teorias físicas e biológicas, há no corpo uma capacidade de produzir reações espontâneas e imprevisíveis, ou seja, ele não age apenas como reflexo de estímulos, mas é capaz de atuar conforme a sua vontade própria.

    ResponderExcluir
  4. Hortencia Guedes Barbosa (11312070)
    Mearleau- Ponty apresenta a perspectiva de “corpo próprio”, um corpo que não é só regido pelas leis biomecânicas e dominado por um comando central chamado mente, mas que é também sujeito, capaz de apreender e participar ativamente dessa formação de conhecimento, na medida em que se apresenta capacitado a realizar atividades que extravasam o campo delimitado pelas leis biofísicas. Nessa perspectiva coloca-se o corpo como sujeito do conhecimento, que atua no mundo, que o vive, e a partir daí fornece, através de sua subjetividade, a possibilidade de produção de conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. BARBARA CAROLINE DA S. VIDAL 11222371

    Para Merleau-Ponty, o " corpo-próprio ", vai além de realizar movimentos mecânicos, ou seja o nosso corpo pode expressar movimentos livres ou intencionais, e através desses movimentos o ser humano cria um modo particular de ser, sujeito a sua própria vontade, e assim um mundo surpreendente e indefinido do seu " eu ".

    ResponderExcluir
  6. Na visão de Merleau-Ponty, o sentido de “corpo-próprio” é um corpo singular, com sua personalidade. Na sua concepção, o corpo não só realizam movimentos mecânicos, como também movimentos voluntários, com liberdade e movimentos indeterminados, compondo assim uma singularidade de cada individuo.
    Emily Alves Rufino 11312378

    ResponderExcluir
  7. Merleau Ponty busca caracterizar o corpo como o sujeito do conhecimento, sendo o corpo próprio, não só um organismo ou instrumento pelo qual se obtenha o conhecimento, mas um sujeito. Que realiza movimentos intencionais e vai além de movimentos sujeitos à leis mecânicas, físicas e biológicas.

    J.Caetano Jr. 11312765

    ResponderExcluir
  8. Para Merleau-Ponty o corpo humano não pode ser considerado apenas como um corpo qualquer, como um paradigma de movimentos segmentados, mecânicos, para ele o ‘’ corpo próprio’’ é o corpo especificamente de cada um, em que, os movimentos podem ser livres, intencionais entre outros, sendo assim, caracteriza cada indivíduo.
    Felipe Lira de Almeida matricula: 11312828

    ResponderExcluir
  9. Merleau-Ponty afirma que, cada um indivíduo tem seu ‘’ corpo próprio’’ e que os movimentos são intencionais e livres, na qual constitui o ser como individual, diferente de outros primórdios que afirma como o corpo tendo movimentos sistematizados e mecânicos.
    Washington Leandro da Silva, 11312755

    ResponderExcluir
  10. O “corpo-próprio” empregado por Merleau-Ponty é a forma de nossa imersão no mundo, o modo fundamental de nos relacionarmos com o mundo e ele para conosco. Em resumo, é pelo corpo, pelos sentidos que temos nosso contato originário com o mundo gerando uma dilatação do pensar para com o universo elevando o ser a muito mais do que um racional sujeito as leis da natureza.

    André Teixeira de Mendonça Mª 11312753

    ResponderExcluir
  11. Para Merleau Ponty a expressão ''corpo próprio'' significa certa individualidade,mostrando dessa forma uma capacidade de realizar atividades/ações de um jeito espontâneo,não tendo obrigatoriamente que responder a comandos.

    Aluna:Tainah Pessoa Mat.11312767

    ResponderExcluir
  12. Segundo Ponty, o corpo é tido como sujeito do conhecimento, além de apenas submetido às leis naturais. Um ser capaz de expressar movimentos intencionais, que criam e caracterizam um campo de imprevisibilidade inerente ao ser humano e ao seu corpo próprio. Ponty vê um corpo também como sujeito, sensível, além do objeto.

    Maria Beatriz Medeiros Aguiar, 11312380

    ResponderExcluir
  13. Para a filosofia de Merleau-Ponty, o corpo é tido com o principal motivo da existência, o “corpo é próprio” e cheio de intencionalidade nos seus movimentos. Por outro lado, esse mesmo corpo estudado pela filosofia merleau-pontyana, do qual se refere o filósofo não é apenas um simples aparato mecânico, mas sim um sujeito que tem vida própria, com movimentos intencionais e livres, dependendo da vontade do corpo.

    ResponderExcluir
  14. Ponty apresentava a idéia de que o corpo é próprio, um corpo que não é apenas comandado pela biomecânica do mesmo, controlada pela mente, mas que é também capaz de apreender e ter forte participação de forma que vá além dessa " automatização ", sendo assim, nosso corpo não é apenas mecânica e intecionalidade de movimentos, mas também, sujeito do conhecimento, que se faz presente no mundo, que é sensível ao mundo e ao que a ele é exposto, podendo assim formar conhecimento atravéz dos seus pensamentos e da subjetividade deles.

    Sávio Artur Oliveira Dos santos ( 11312757 )

    ResponderExcluir
  15. Ponty diz que o conceito para corpo não é apenas dizer que ele é composto de ossos ,músculos , sistemas e outros e da a ideia de o corpo não é algo qualquer e sim como algo próprio onde ele não é apenas um objeto mas um mundo de objetos, qual pode propor várias coisas , diz que o movimento é realizado por forças externas e o corpo também é criador do processos em que vive

    ResponderExcluir
  16. Para Ponty o corpo é mais que apenas seus componentes anatomicos e biomecânicos, o corpo é própriamente capaz de pensar, de sentir o mundo em que vivemos e de viver experiências próprias, a partir desta sensibilidade, produzindo assim conhecimento através da sua capacidade de pensar.

    Erick Rayan Silva Buriti - 10922359

    ResponderExcluir
  17. Segundo Merleau Ponty o corpo humano não é só uma estrutura anatômica mais sim uma fonte de sensações e de conhecimento através do pensamento e do sentimento
    Aluno: Herberson de sousa barbosa Mat. 11112814

    ResponderExcluir
  18. Para Merleau Ponty o corpo humano é um organismo ou estrutura anatômica que exerce movimentos mecânicos e movimentos intencionais, através de sensações e estímulos indeterminados que constituem a particularidade de cada ser.

    Lucas guimarães de almeida 11312761

    ResponderExcluir
  19. O sentido de que o "corpo próprio" não é só um criador de movimentos relacionados ao que acontece no meio, e sim o responsável por criar movimentos que formaram esse meio. O corpo é livre e pronto para reagir a qualquer situação externa criando assim uma base de conhecimento que ultrapasse as barreiras das ciências como a Bioquímica, Anatomia e etc.
    Leandresson Felipe Ricardo da Silva- 11312769

    ResponderExcluir
  20. Oziel Oliveitra da Silva >>11312751

    Merleau ponty, afirma, que o corpo não é apenas uma maquina que reage com movimentos mecânicos em resposta às demandas externas. Sendo também capaz, de expressar movimentos intencionais, que não se reduzem ás leis da mecânica e por conta destes, se constitui como sujeito.

    ResponderExcluir
  21. o corpo nao é apenas objeto de estudos, pois pode expressar movimentos intencionais, alem dos mecanicos, constituindo então um sujeito por meio de tais movimentos. É objeto (leis mecanicas biologicas) e sujeito (gestos expressivos, intencionais e livres)

    camila alice jordão lyra (11312766)

    ResponderExcluir
  22. Não somente um corpo sujeito a seus comandos biológicos e mecânicos , mas sim capaz de realizar também movimentos livres e intencionais.

    ResponderExcluir
  23. Para Merleau- Ponty, o corpo possui especificidades individuais, características que tornam cada ser único. O corpo não trata-se de um ser mecânico, com movimentos programados, essa individualidade é marcada por movimentos livres e improvisados.

    ResponderExcluir
  24. O corpo não é só uma máquina, ele tem o poder de pensar,sentir, agir e se expressar . Tem a capacidade de obter e gerar conhecimento ,e também passar .Realizando movimentos acima do previsto . BIANCA MUNIZ . MAT11225236

    ResponderExcluir
  25. Para Merleau-Ponty, o corpo não é visto como uma mecânica, uma simples máquina com movimentos, mas também um corpo de idéias, e estas dariam as características individuais de cada ser, personalidade, o modo de viver é uma escolha individual.

    ResponderExcluir
  26. Para Merleau-Ponty, o corpo desenvolvem movimentos mecânicos mesmo sendo uma máquina humana, também desenvolve processo que possibilitam o corpo de agir de maneira personalizada de pensar e gerar novos conhecimento.

    BARBOSA, J. P. G. Matrícula: 10922366

    ResponderExcluir
  27. Ponty apresentava a idéia de que o corpo próprio, é um corpo que não é apenas comandado pela biomecânica, controlada pela mente, mas que é também capaz de apreender e ter forte participação de forma que vá além dessa " automatização ".
    Alex De Souza Lira - 11312760

    ResponderExcluir
  28. Para ele o conceito de corpo próprio é que cada pessoa tem suas individualidades, sendo que o corpo próprio não é apenas um ser que realiza movimentos mecânicos, programados, mas pode agir com vontade própria.

    Iana Larissa da Silva Santos - 11222943

    ResponderExcluir
  29. Yago Gondim Coutinho Freire - 11312749
    De acordo com Merleau Ponty, o corpo humano não é apenas uma estrutura anatômica, mas uma fonte de sensações e ideias. Características que diferenciam um ser do outro, tornando cada indivíduo, um ser singular

    ResponderExcluir
  30. Filipe Soares de Sousa - 11312874

    Segundo Ponty, corpo próprio não é apenas um coisa material que obtém movimentos mecânicos, mas também capaz de reproduzir movimentos que significam personalidade, características individuais.

    ResponderExcluir