segunda-feira, 18 de novembro de 2013

5.0 Questão LICENCIATURA (14/ 11/ 2013)

Qual o sentido de "corpo próprio" empregado por Merleau-Ponty?
Prazo até 21 de novembro de 2013

23 comentários:

  1. Aluna: Danielle Costa da Silva
    Matricula: 11312474

    O "Corpo Próprio" não é aquele que estudamos na anatomia nem muito menos na fisiologia, pois esse corpo serve como um total, o sentido de "corpo próprio" é um corpo único, individual. Esse corpo não é apenas constituído de movimentos mecânicos, há os movimentos intencionais que dão a singularidade de cada sujeito. De acordo com Merleau-Ponty ao contrario dos empiristas o corpo humano é visto como também sendo sujeito, tendo em vista que o sujeito é aquele que conhece o objeto.

    ResponderExcluir
  2. É a do corpo que se vive, em que ele não é apenas um objeto, e que nem todos os movimentos do corpo são só regidos pelas leis da física e da biologia, mas que também pode expressar movimentos intencionais e constitui-se sujeito por meio de tais movimentos, que cria em modo de ser no mundo que é indeterminado. Portanto ele é ao mesmo tempo objeto, submetido ás leis e sujeito construindo gestos expressivos que realizam movimentos intencionais, portanto livres.

    EDUARDA CRISTINA DA COSTA SILVA
    MATRICULA: 11312472

    ResponderExcluir
  3. Thiago Augusto da Silva Oliveira
    Matricula: 11312470
    "Corpo próprio" empregado por Merleau- Ponty é o corpo que cada um ser tem, não é como a anatomia, a fisiologia e outras ciencias que quando estudadas nos mostram um corpo padrão

    ResponderExcluir
  4. WELLINGTON MELO 1122263719 de novembro de 2013 às 09:08

    O corpo próprio não é apenas constituído de movimentos mecânicos, há as razões psíquicas, espontâneas da vontade "de fazer, de conhecer, de questionar, de ser diferente", e estas dão significado ao "ser" sujeito.
    Usando a fala do Dr. Iraquitan, particularmente que foi pra mim o melhor exemplo, o corpo próprio é como o adolescente, ousado, desafiador, irreverente, curioso, etc...

    ResponderExcluir
  5. Miquéias Neemias Matias Martins
    11312326

    O corpo proprio empregado por Merleau-Ponty é como cada um vive seu corpo, são os seus movimentos intencionais que nos identificam, ou seja, o corpo é o sujeito que conhece e interage com os objetos.

    ResponderExcluir
  6. O "Corpo Próprio" não é apenas constituído de movimentos mecânicos, há os movimentos intencionais que dão as particularidades de cada pessoa. Esse "Corpo Próprio" não é aquele que estudamos na anatomia ou na fisiologia, com isso Merleau- Ponty quis definis as singularidades de cada ser !

    Gabriel Gomes Pereira Batista ( 11312467 )

    ResponderExcluir
  7. Bruna Maria de Araujo Marinho (11312043)

    Para Merleau-Ponty corpo próprio é o que diferencia uns dos outros, conferindo uma identidade, suas experiencias, sensações, incorporando não só o corpo e seus movimentos mecânicos característicos, mas também ações intencionais.

    ResponderExcluir
  8. o Corpo proprio é a diferença existente entre cada corpo seja na anatomia,fisiologia, psicologia etc.Seria individualiadade de um ser e não como nas pesquisas onde colocão um corpo padrão .
    Hyago Soares Borges de Medeiros
    Mat. 11312476

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O corpo próprio é o corpo individual de cada um, independendo da anatomia ou fisiologia, em que todos os corpos são iguais. Cada corpo tem sua particularidade, seu estilo de vida, suas vontades.

    Neilson Firmino de Oliveira
    Matrícula: 11312051

    ResponderExcluir
  11. O corpo próprio empregado por Merleau-Ponty, é individual, ou seja , não é como nas disciplinas (anatomia,fisiologia) que nos mostra o corpo como uma coisa igual em todos, o diferencial do corpo próprio é justamente a capacidade de realizar movimentos que o diferencie dos outros de modo que o mesmo seja livre para fazer o que bem entender.

    jefferson thalles
    matricula: 1131 2481

    ResponderExcluir
  12. Rony Ruan Santos de Almeida
    11222640

    De acordo com Merleau-Ponty, o '' corpo próprio '' não é o corpo padrão estudado nas Ciências da Saúde como por exemplo na Anatomia e Fisiologia, o '' corpo próprio '' para ele é algo único de cada individuo, onde ele tem a capacidade de se expressar e interagir com o meio em que convive, de forma a se diferenciar dos outros.

    ResponderExcluir
  13. Para Merleau-Ponty o ser humano não é apenas um corpo qualquer com movimentos mecânicos singulares na qual vimos na anatomia e fisiologia e sim também um corpo pensante com movimentos intencionais tornando-se diferentes por meio de tais movimentos.

    Luanna Raphaella R. de Sousa
    Matrícula: 11312471

    ResponderExcluir
  14. O "Corpo próprio" denominado por Merleau- Ponty não é o corpo anatômico, em que em indivíduos normais são todos iguais, e sim, o corpo com suas particularidades individuais que cada ser tem e leva consigo.

    Lucas Nunes Amorim
    11312463

    ResponderExcluir
  15. Merleau- Ponty denomina "Corpo próprio" de uma forma não anatômica. Para ele, o corpo próprio são as particularidades que cada indivíduo tem no seu próprio corpo. Como corpo pensante com movimentos intencionais tornando-se diferentes por meio de tais movimentos.

    Paulo Vinícius Lima Dos Santos
    11312376

    ResponderExcluir
  16. O corpo próprio empregado por Merleau-Ponty, é individual, ou seja , não é corpo anatômico, o que nos mostra que o corpo é uma coisa igual em todos, o fator principal do corpo próprio é a capacidade de realizar movimentos que o diferencie dos outros, como um corpo pensante.

    Leon Douglas Soares da Silva
    11312466

    ResponderExcluir
  17. O Merleau-Ponty especifica que cada ser humano tem o seu corpo em individual, não é como a anatomia e fisiologia que só tem um modelo de corpo para todos. Ele diz que cada pessoa tem suas particularidades. Ele descorda dos empiristas e diz que o corpo humano é visto também como sujeito, especificando que o sujeito é aquele que conhece o objeto.

    Sergio Roberto Cavalcante Júnior
    11312915

    ResponderExcluir
  18. Daniel Pereira dos Santos
    Mat: 11212072

    Segundo Ponty, o corpo não se constituído apenas por movimentos
    mecânicos, para ele existem as rações psíquicas e espontâneas.

    Isto dá um significado ao sujeito, por assim podemos entender o
    sentido do ser diferente, questionador, conhecedor etc.

    Seguindo a lógica abordada por Ponty percebemos que este corpo próprio
    não se base-a apenas naquele estudado nas cadeiras de fisiologia e
    anatomia, mas sim um corpo que se transforma em sujeito de sua própria
    ação e de si próprio.

    ResponderExcluir
  19. AL. MAT. 11312483 Thiago Moura Borges
    Para Merleau-Ponty, corpo próprio significa o ser , ou melhor o eu, onde é capaz de expressar gestos,movimentos intencionais , criando sua própria identidade, não ficando pautado as leis da física e biologia.

    ResponderExcluir
  20. Para Merleau-Ponty o corpo humano não pode ser visto como aquele que estudamos na anatomia e fisiologia onde todos são iguais, mas sim como nosso "corpo próprio", individual de cada um. Além de realizar movimentos mecânicos o nosso corpo também expressa movimentos intencionais e constitui-se sujeito por meio desses movimentos, tais movimentos faz com que o ser humano crie um modo de ser no mundo que é indeterminado e surpreendente.

    Fernanda Carla Holanda de Araújo.
    Matrícula: 11312831

    ResponderExcluir
  21. Para o autor nosso corpo não deve ser apenas estudado como padrão, assim como é feito na anatomia e fisiologia, e sim, como o corpo individual de cada um, pois o corpo humano é dotado de movimentos e peculiaridades que o difere dos demais corpos, cada um tem seu jeito de se expressar que o caracteriza único.

    MARIA EMANUELLY OLIVEIRA DE MACEDO
    MATRÍCULA: 11312374

    ResponderExcluir
  22. AL. MAT. 11312483 Thiago Moura Borges
    Para Merleau-Ponty, corpo próprio significa o ser , ou melhor o eu, onde é capaz de expressar gestos,movimentos intencionais , criando sua própria identidade, não ficando pautado as leis da física e biologia.

    ResponderExcluir